Governo de São Paulo lança Central de Libras: ação pioneira para inclusão de pessoas surdas

publicado em 01 09 2015

Central de SurdosNesta sexta-feira, 4 de setembro, às 11h, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lança o primeiro posto da Central de Libras, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, no centro de São Paulo.

A ação é voltada à inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Dez pontos de atendimento serão lançados durante o mês de setembro e complementados com outros 40, até o final deste ano, somando 50, em todo o Estado de São Paulo.

A Central de Libras consiste em uma tradução simultânea, por vídeo, para estabelecer uma comunicação entre a pessoa surda e a instituição que está prestando o atendimento, com a mediação remota de intérpretes fluentes em Língua Brasileira de Sinais.

Na prática funciona assim: o surdo entra no estabelecimento e procura o responsável pelo atendimento. Sabendo que se trata de um surdo, a pessoa é levada à Central de Libras que, por meio de um computador, apresenta sua questão/dúvida em Libras e o intérprete remoto traduz para o atendente. O Atendente responde em Português e o intérprete remoto transfere imediatamente a informação para o solicitante surdo, em tempo real.

O Estado de São Paulo conta com 1.893.359 surdos, segundo dados do Censo  IBGE/2010.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support