Forum Nacional dos Coordenadores UAB discute fortalecimentos de ações

Mesa de abertura do Fórum Nacional de Coordenadores UAB em Maceió
Mesa de abertura do Fórum Nacional de Coordenadores UAB em Maceió

Além de coordenadora NGIME/UFJF, Eliana Lucia Ferreira acumula a função de coordenadora adjunta da UAB, e, foi neste cargo que ela marcou presença no Fórum Nacional  dos Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil realizado na última quinta (29) em Alagoas, Maceió. Eliana foi umas das 73 representantes de universidades que estiveram presentes ao evento, que contou ainda com a participação do coordenador geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Georges Mutjing e de representantes de instituições de ensino superior.

Em seu discurso, o coordenador Jean Marc Georges declarou que a Capes, fomentadora do Sistema UAB, assume o compromisso de investir e ampliar as ações nessa área com foco na formação de professores da educação básica, e ressaltou a importância do trabalho em parceria com as instituições de ensino superior. “É uma honra a Capes está no trabalho de construção da Universidade Aberta do Brasil para a melhoria da educação do país. O fortalecimento e ampliação do sistema é uma prioridade do Ministro José Henrique Paim. Todos são importantes no processo de construção e avanços da educação brasileira”, enfatizou Jean Marc Mutjing.

O resultado das discussões da reunião extraordinária do Fórum de Coordenadores UAB se transformará em documento a ser enviado ao coordenador-geral de Inovação em Ensino a Distância da Capes, Jean Marc Mutzing.

Entre as decisões que estão no documento está a sugestão da oficialização e regulamentação do Fórum. Os coordenadores também entraram em consenso quanto a atualização dos parâmetros de financiamento; o manifesto de apoio a permanência do Polo de Apoio Presencial e aos modelos de tutoria presencial; e a proposta de critérios de avaliação dos polos.

O grupo de coordenadores que trabalhou o tema Tutoria sugeriu o compartilhamento de pareceres (PJ) sobre editais de seleção de tutores; a regulamentação da função de tutor e o mapeamento dos sistemas de tutoria nas IES.

Segundo Eliana, o encontro foi muito produtivo. “Foi uma oportunidade de troca de experiências, compartilhamento de informações e reflexões sobre os problemas que enfrentamos e é assim, de forma coletiva, é que nos fortaleceremos e encontraremos soluções para nossos desafios.”

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *