A experimentação do recurso da audiodescrição foi colocada em prática no último dia 09 de maio, no Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF pelas alunas Josiane Campanha Pires e Hierância Morisson de Moraes. A experiência consiste em um trabalho para a disciplina “Inclusão Cultural das pessoas com deficiência e os diferentes públicos da audiodescrição” da especialização em Audiodescrição que está em curso pela UFJF. O NGIME foi escolhido para a exibição do filme por ser acessível, já que possui rampas que auxiliam a subida e descida.
Foram convidados para a apresentação do filme Chico Xavier com recurso da audiodescrição, três deficientes visuais que puderam acompanhar o filme com direito a pipoca e tudo. A aluna Josiane, responsável pela apresentação fez uma avaliação positiva da experiência. “Foi muito legal, eles riram na hora da graça, ficaram assustados quando era pra ficar e se emocionaram na hora da emoção, acho que a audiodescrição cumpriu seu papel de incluir culturalmente essas pessoas.”
Ela complementa sua percepção sobre a atividade. “Foi uma lição de vida pra mim. Duas pessoas completamente cegas e uma com baixa visão, num alto astral, sem reclamar de nada, completamente ativos e participativos. Colocaram-se à disposição para outro trabalho que eu precisar. Valeu a pena, acho que muito mais pra mim, para eles foi uma tarde divertida pra mim, uma lição de vida.”