Evento reúne pesquisadores de toda a América Latina e outros países da área da educação física e ciências do esportes

publicado em 29 07 2020

O III Congresso Internacional de Esportes, Atividade Física, Educação Física e Recreação teve início na segunda-feira(27) e vai até a próxima sexta-feira(31), juntamente com o III Congresso da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Atividade Física e Dança.

Devido à pandemia do Covid 19, ambos os eventos estão acontecendo de forma on-line e gratuito com a participação de renomados pesquisadores.

Representando o Brasil, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF), prof.ª dr.ª Eliana Lúcia Ferreira, estará participando como pesquisadora convidada, onde irá falar nesta quinta feira(30),  sobre o seu envolvimento enquanto coordenadora de um núcleo de pesquisa voltado para o esporte, com os temas da dança em cadeira de rodas e a prática de esportes e atividades físicas para pessoas com deficiência.

Para a professora, este evento com a participação de quase cinco mil profissionais da área  atingirá méritos incalculáveis. “Além de aproximar os pesquisadores da América Latina, ao mesmo tempo promove o debate sobre o papel e a importância da educação física neste momento social tão atípico. Ser convidada para este evento internacional traz a responsabilidade e o compromisso de manter nossas pesquisas ativas. A participação no evento como coordenadora de um núcleo de pesquisa brasileiro na área da educação física para pessoas com deficiência, nos mostra que estamos no caminho certo e que as atividades do NGIME/UFJF têm importância e são reconhecidas pela comunidade científica ” destacou Eliana.

Impacto dos dois congressos

Os dois eventos de nível internacional, visam um diálogo ponderado, profundo e aberto entre os atores da cultura física esportiva, da educação universitária e da sociedade em que estão ligados, a fim de avaliar as melhores soluções para os atuais problemas destas áreas na realidade de cada país.

O objetivo do congresso é ser um ponto de encontro para disseminar os avanços e progressos mais relevantes de hoje e as tendências do futuro do campo científico das áreas do esporte e educação física. Pretende também ser uma plataforma de treinamento, disseminação e compartilhamento de conhecimentos, estudos e pesquisas relacionadas às Ciências da Atividade Física, Recreação e Esporte, além de conhecer os novos desafios que surgem nesta nova realidade que o mundo está vivendo com a pandemia do COVID-19.