Especialização em Audiodescrição realiza 3º encontro presencial

publicado em 19 11 2014

Na cabine, alunos exercitam técnicas de audiodescrição

Pensando na circulação da pessoa com deficiência visual em diversos tipos de ambientes, o curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF aborda essa temática no 3º encontro presencial, que será realizado entre os dias 27 a 29 de novembro, no Auditório de Engenharia da UFJF.

Realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as aulas deste módulo do curso visam preparar os alunos para a audiodescrição em museus, parques, eventos corporativos, acadêmicos e eventos em geral, com o objetivo de ampliar o universo de aplicação das técnicas e recursos audiodescritivos e promover a acessibilidade de maneira integral na sociedade.

Na programação os alunos participam no dia 27, de 18h às 22h, da aula sobre Audiodescrição em Museus e Parques que será ministrada pela prof.ª Drª Amanda Tojal. Ela é consultora em acessibilidade e ação educativa inclusiva em museus e instituições culturais e docente do Curso de Extensão Cultural em Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva da Pinacoteca de São Paulo desde 2004.

No dia seguinte, 28, as aulas serão ministradas manhã, tarde e noite. Das 8h30 às 12h30 o mesmo tema do dia anterior será abordado dessa vez pela prof.ª Drª Vera Santiago, que é docente na Universidade Estadual do Ceará e tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em Tradução, atuando na área de audiodescrição.

De 14h às 17h30 e 19h às 22h as docentes Soraya Ferreira e Graciela Pozzobon ministram aula sobre Audiodescrição em Eventos Corporativos e Acadêmicos. Soraya é professora na Universidade de Brasília – UnB e coordena grupo de pesquisa em Tradução Audiovisual, com foco em audiodescrição para pessoas com deficiência visual. Graciela é atriz e participa de várias produções artístico-culturais como audiodescritora.

No dia 29, de 8h às 12h ministra aula com o tema Produção de eventos com acessibilidade comunicacional a prof.ª Drª Lara Pozzobon. Ela é produtora cultural e responsável pelo Festival Assim Vivemos, um festival internacional de filmes sobre pessoas com deficiência.

Recesso

A partir do dia 22 de dezembro o curso de Especialização em Audiodescrição entra em recesso na plataforma Moodle, retornando suas atividades no dia 12 de janeiro de 2015 com a aula Descrição de imagens estáticas com a prof.ª Drª Lívia Motta.