
Em mais uma fase das discussões das novas diretrizes curriculares nacionais, a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF Eliana Lucia Ferreira participa como membro consultivo em Brasília, entre os dias 17 a 19 de agosto, de mais uma reunião técnica que rediscute os parâmetros curriculares na educação básica brasileira.
Dessa reunião técnica resultará um documento propositivo sobre os Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento na Educação Básica – Base Nacional Comum do Currículo. Este documento definirá os direitos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos brasileiros, na Educação Básica.
A professora é referência em educação inclusiva, coordenando na Universidade Federal de Juiz de Fora a oferta de pós-graduação em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) que capacita professores da rede estadual e municipal de ensino na aplicação da educação física inclusiva em sala de aula.
Eliana defende a importância do encontro. “Serão elaboradas propostas para a discussão das novas diretrizes curriculares nacionais que serão homologadas pelo Ministério da Educação, sendo necessário colocar em pauta a equidade do ensino, que deve ser oferecido para todos, inclusive para as pessoas com deficiência.”
A professora adianta que em breve serão abertas inscrições para formação de grupos de estudos com professores da rede municipal e estadual de ensino para discutir estratégias e planos para compor essas novas diretrizes.