A proposta de inclusão aqui defendida pelo Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) se materializa nesta coletânea da série Fundamentos Pedagógicos Inclusivos produzida para subsidiar o desenvolvimento do curso de especialização a distância – Esportes e Atividades Físicas Inclusivas, do Programa da Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES. Com o objetivo de promover a qualificação de profissionais para atuarem no exercício da atividade docente em seus diversos níveis, a proposta apresentada aqui, em treze (13) volumes, é unânime: questionar os padrões históricos constituídos/consolidados/enraigados socialmente, construindo assim uma nova história.

Os estudos aqui apresentados não se construíram apenas como uma alternativa de aplicabilidade teórica/prática, mas como uma proposta crítica que procura justamente problematizar as formas de reflexão estabelecidas e contribuirá para uma acurada reflexão em torno dessa temática extremamente significativa e para o desenvolvimento de atividades a serem realizadas e socializadas com as pessoas com deficiência do Brasil. Os autores desta coletânea reconhecem a pertinência e urgência da construção de uma sociedade mais solidária, e acreditam que a atividade física é uma válvula impulsionadora de tal mecanismo.

Esperamos que esta coletânea contribua para a circulação do conhecimento
do Esporte e atividades físicas para as pessoas com deficiência.

Faça o download dos volumes abaixo!

  • Volume 1 2º Edição aqui
  • Volume 1 3º Edição aqui
  • Volume 2 2º Edição aqui
  • Volume 2 3º edição aqui
  • Volume 3 2º Edição aqui
  • Volume 3 3º Edição aqui
  • Volume 4 2º Edição aqui
  • Volume 4 3º Edição aqui
  • Volume 5 2º Edição aqui
  • Volume 5 3º Edição aqui
  • Volume 6 2º Edição aqui
  • Volume 6 3º Edição aqui

Para ter acesso aos demais volumes da coletânea, envie um e-mail para secretaria@ngime.ufjf.br