Gestão de Educação Inclusiva na Era Digital
Objetivo

Modalidade e Duração
Carga horária: 180 horas
Estrutura Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso será dividido em 3 módulos onde iremos trabalhar:
Módulo 1 – Disciplinas de base, buscando nortear a política de inclusão.
Módulo 2 – Disciplinas específicas para capacitar o professor/gestor em questões envolvendo tecnologia.
Módulo 3 – Disciplinas propositivas para a mudança de ação pedagógica e o pensar as práticas inclusivas.
MÓDULO | DISCIPLINA | CH |
I | Introdução ao Curso e ao Ambiente Moodle | 15 |
História, Políticas Públicas e Legislação Educacional | 15 | |
Gestão Escolar e Acessibilidade educacional | 15 | |
Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da diversidade humana | 15 | |
II | História da Tecnologia | 15 |
A Era do Acesso | 15 | |
A Sociedade Automatizada | 15 | |
Ciência de Dados | 15 | |
III
| Estratégias Didáticas | 15 |
Atendimento Educacional Especializado | 15 | |
Planejamento e Práticas da Gestão Escolar inclusivas | 15 | |
Plano de Ensino | 15 | |
| TOTAL | 180 hs |
EMENTA DO CURSO
MÓDULO I
DISCIPLINA: Introdução ao Curso e ao Ambiente Moodle
EMENTA: Capacitar o aluno para conhecer o funcionamento do curso e do ambiente Moodle (ambiente virtual de aprendizagem) para interagir e atuar nele.
DISCIPLINA: História, Políticas Públicas e Legislação Educacional
EMENTA: Propiciar o conhecimento dos aspectos históricos e legais que regem as políticas públicas e educacionais.
DISCIPLINA: Gestão Escolar e Acessibilidade educacional
EMENTA: Conhecer a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva
DISCIPLINA: Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da diversidade humana
EMENTA: Prover o conhecimento dos aspectos históricos, sociológicos e filosóficos da relação homem-sociedade no contexto da educação inclusiva.
DISCIPLINA: História da Tecnologia
EMENTA: Fornecer aos professores/gestores noções sobre a história da Tecnologia, bem como dos conceitos de tecnologia.
DISCIPLINA: A Era do Acesso
EMENTA: Fornecer aos cursistas noções sobre a influência da tecnologia na geração de riquezas e desigualdades e desenho universal.
DISCIPLINA: A Sociedade Automatizada
EMENTA: Capacitar gestores/professores sobre as questões éticas e possibilidades do uso da Inteligência Artificial na sociedade, em particular do papel da escola nesta sociedade transformada.
DISCIPLINA: Ciência de Dados
EMENTA: Fornecer conceitos de Big Data e quais suas as consequências
DISCIPLINA: Estratégias Didáticas digital
EMENTA: Capacitar gestores/professores sobre projeto universal de aprendizagem.
DISCIPLINA: Planejamento e Práticas da Gestão Escolar inclusiva
EMENTA: Capacitar gestores/professores para planejar e executar prática de uma escola inclusiva.
DISCIPLINA: Atendimento Educacional Especializado
EMENTA: Construir um saber e uma prática sobre o Atendimento Educacional
Especial
DISCIPLINA: Plano de Ensino
EMENTA: Capacitar os cursistas para a elaboração de plano de gestão/ensino da Especial na perspectiva
da Educação Inclusiva.
Referências
AGUIAR, Márcia Angela da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2008.
ALMEIDA, F, J. Computador, escola e vida: aprendizagem e tecnologias dirigidas ao conhecimento. São Paulo: Cubzac, 2007.
BARBOSA, R. M. (Org.). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BEHAR, Patrícia A. e colaboradores. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARROS, Daniela M. Guia didático sobre as tecnologias da comunicação e informação. Rio de Janeiro: Vieira &Len, 2009.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). DiárioOficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 07 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 15 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, DF, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acessado em 15 jul. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, 2008 a. Disponível em: <portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2010.
BRITTO, Rovilson R. Cibercultura: sob o olhar dos estudos culturais. São Paulo: Paulinas, 2009.
CORREIA, L. M. Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora. 2008.
COSTA, V. A. Formação de professores e sua relação com a educação inclusiva: desafios à experiência teórica na práxis pedagógica. Revista Educação Especial, v. 28, n. 52, p. 405-416, mai-ago, 2015.
DA MATTA, Roberto. A casa e a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
FERNANDES, D. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: Editora da UNESP, 2009.
FERREIRA, Eliana L.; ORLNADI, Eni P. (Org.). Discursos sobre a inclusão. Niterói: Intertexto, 2014.
GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, v. 23, ed. especial, p. 7-26, 2016.
GHON, Mª da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo, Cortez, 1994.
GHIRALDELLI, Júnior Paulo. História da Educação Brasileira. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GODOI, E, FERREIRA, E. L. TAKAKURA, F. I. (Orgs.) Análise das políticas públicas de inclusão e o diálogo entre os diversos atores do processo educacional. – Juiz de Fora: NGIME/UFJF, 2019. 292 p.: il. color. ; 21 cm. – (Práticas inclusivas na escola ; v. 1
HOFFMANN, J. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação. 2013
KRAEMER, M. E. A Avaliação da aprendizagem como processo construtivo de um novo fazer. 2005. Disponível em: <https://www.gestiopolis.com/avaliacaoaprendizagem- como-processo-construtivo-de-um-novo-fazer/> Acesso em: 6 ago. 2017
LAPLANE, A. D. F. O que os dados do Censo Escolar revelam sobre as barreiras à inclusão? Educação e Fronteiras On-line, v. 5, n. 13, p. 7-20, mai-ago, 2015.
LEITE, T.S. Adequações curriculares: perspectivas e práticas de planeamento e intervenção. Da Investigação às Práticas, 2013.
LOPES, E. Flexibilização curricular: um caminho para o atendimento de aluno com deficiência, nas classes comuns da Educação Básica. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional/PDE. Londrina: 2008.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDES, E. G. Breve histórico da Educação Especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, p. 93-110,2010. Disponível em: http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/revistaeyp/article/viewFile/9842/9041
MENDES, E.G; VILARONGA, C. A. R; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: UFSCar, 2014.
MERCADO, Luis P. Fundamentos e práticas na educação a distância. Maceió: Edufal, 2009.
NUNES, Pedro (org.). Mídias digitais e interatividade. João Pessoa: Edufpb, 2009.
NUNES, C.; MADUREIRA, I. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, 2015.
ORSATI, F.T. Acomodações, modificações e práticas efetivas para a sala de aula inclusiva. Temas sobre Desenvolvimento, 2013.
PALOFFF, R.; PRATT, K . Aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2004 .
RODRIGUES, D. Educação inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.
SAVIANI, Demerval. A nova Lei da educação – LDB – Trajetória, limites e perspectivas. São Paulo, Editora Autores Associados, 1999.
SOUZA, F. F., et al. Políticas e práticas de educação inclusiva: condições e contradição no cotidiano de uma escola de ensino fundamental.Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Dossiê Educação Especial: diferenças, currículo e processos de e ensino e aprendizagem. v. 22, n. 82, p. 1-23, ago. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.v22n82.2014
VALENTE, Germando; BUSTAMANTE, Sílvia Branco V. Educação a distância: prática e formação do professor reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009.
ZERBATO, A.P.; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos. 22(2):147-155, abril-junho 2018.