Gestão de Educação Inclusiva na Era Digital

Objetivo

Capacitar professores e gestores para a Gestão Escolar Pública por meio da compreensão e desenvolvimento de estratégias de gestão e práticas inclusivas e apresentar práticas inovadoras de ensino no meio digital sob a perspectiva da acessibilidade.

Modalidade e Duração

Carga horária: 180 horas

Estrutura Curricular

ESTRUTURA CURRICULAR

O curso será dividido em 3 módulos onde iremos trabalhar:

Módulo 1 – Disciplinas de base, buscando nortear a política de inclusão.

Módulo 2 – Disciplinas específicas para capacitar o professor/gestor em questões envolvendo tecnologia.

Módulo 3 – Disciplinas propositivas para a mudança de ação pedagógica e o pensar as práticas inclusivas.

 

MÓDULO

DISCIPLINA

CH

I

Introdução ao Curso e ao Ambiente Moodle

15

História, Políticas Públicas e Legislação Educacional

15

Gestão Escolar e Acessibilidade educacional

15

Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da diversidade humana

15

II

História da Tecnologia

15

A Era do Acesso

15

A Sociedade Automatizada

15

Ciência de Dados

15

III

 

Estratégias Didáticas

15

Atendimento Educacional Especializado

15

Planejamento e Práticas da Gestão Escolar inclusivas

15

Plano de Ensino

15

 

TOTAL

180 hs

 

EMENTA DO CURSO

MÓDULO I

DISCIPLINA: Introdução ao Curso e ao Ambiente Moodle

EMENTA: Capacitar o aluno para conhecer o funcionamento do curso e do ambiente Moodle (ambiente virtual de aprendizagem) para interagir e atuar nele.

DISCIPLINA: História, Políticas Públicas e Legislação Educacional

EMENTA: Propiciar o conhecimento dos aspectos históricos e legais que regem as políticas públicas e educacionais.

DISCIPLINA: Gestão Escolar e Acessibilidade educacional

EMENTA: Conhecer a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva

DISCIPLINA: Fundamentos Históricos, Sociológicos e Filosóficos da diversidade humana

EMENTA: Prover o conhecimento dos aspectos históricos, sociológicos e filosóficos da relação homem-sociedade no contexto da educação inclusiva.

DISCIPLINA: História da Tecnologia

EMENTA: Fornecer aos professores/gestores noções sobre a história da Tecnologia, bem como dos conceitos de tecnologia.

DISCIPLINA: A Era do Acesso

EMENTA: Fornecer aos cursistas noções sobre a influência da tecnologia na geração de riquezas e desigualdades e desenho universal.

DISCIPLINA: A Sociedade Automatizada

EMENTA: Capacitar gestores/professores sobre as questões éticas e possibilidades do uso da Inteligência Artificial na sociedade, em particular do papel da escola nesta sociedade transformada.

DISCIPLINA: Ciência de Dados

EMENTA: Fornecer conceitos de Big Data e quais suas as consequências

DISCIPLINA: Estratégias Didáticas digital

EMENTA: Capacitar gestores/professores sobre projeto universal de aprendizagem.

DISCIPLINA: Planejamento e Práticas da Gestão Escolar inclusiva

EMENTA: Capacitar gestores/professores para planejar e executar prática de uma escola inclusiva.

DISCIPLINA: Atendimento Educacional Especializado

EMENTA: Construir um saber e uma prática sobre o Atendimento Educacional

Especial

DISCIPLINA: Plano de Ensino

EMENTA: Capacitar os cursistas para a elaboração de plano de gestão/ensino da Especial na perspectiva

da Educação Inclusiva.

Referências

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