Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva
Objetivo
Capacitar docentes do ensino regular para a prática pedagógica com estudantes da educação especial, no contexto da escola inclusiva.

Modalidade e Duração
Carga horária: 180 horas.
Estrutura Curricular
ESTRUTURA CURRICULAR
O curso será dividido em 3 módulos onde iremos trabalhar:
Módulo 1 – Disciplinas de base, buscando nortear a política de inclusão.
Módulo 2 – Disciplinas específicas para capacitar o professor no seu fazer diário
Módulo 3 – Disciplinas propositivas para a mudança de ação pedagógica e o pensar as práticas inclusivas.
Quadro – Disciplina do Curso – Aperfeiçoamento
| Disciplinas | Carga Horária | ||
| Módulo 1 | Teórica | Prática | Total |
1 | Escola Inclusiva: Princípios da acessibilidade e o Desenho universal | 15 | 15 | 30 |
2 | Estudantes comdeficiênciaeProcessosde Aprendizagem na Escola Inclusiva | 15 | 30 | 45 |
3 | Professores e Redes de Apoio na Escola Inclusiva | 05 | 10 | 15 |
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| Módulo 2 |
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4 | Práticas para a Escola Inclusiva (*Eixo formativo) | 15 | 15 | 30 |
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| Módulo 3 |
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5 | Processos avaliativos e Flexibilização Curricular, Espacial e Temporal | 15 | 15 | 30 |
6 | Experiência didática e metodológica do ensino | 15 | 15 | 30 |
7 | Trabalho Conclusão de Curso | – | – | – |
| Carga horária total |
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| 180 h |
* Eixo Formativo – Aperfeiçoamento – 30h
Práticas para a Escola Inclusiva – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – 30h
- Práticas para a Escola Inclusiva – Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia e Sociologia – 30h
- Práticas para a Escola Inclusiva – Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química – 30h
- Práticas para a Escola Inclusiva – Matemática e suas Tecnologias – 30h
EMENTA DO CURSO
ESCOLA INCLUSIVA: PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE E O DESENHO UNIVERSAL
Ementa: Apresentar um memorial descritivo/reflexivo sobre a concepção de aprendizagem do estudante da educação inclusiva, a partir da apreensão dos conceitos, processos e estilos de aprendizagem estudados. Apresentar os diferentes termos e conceitos utilizado na relação educação-deficiência-escola- inclusão. Compreender, a partir dos movimentos nacionais, internacionais e políticos, a concepção educacional, acerca do sujeito com deficiência, para posteriormente, vê-lo como um sujeito de aprendizagem. Discussão sobre o conceito e os tipos de acessibilidade e de Desenho Universal, com destaque para acessibilidade comunicacional e os recursos de tecnologia assistiva disponíveis e seu uso nos diversos contextos.
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA INCLUSIVA
Ementa: Apresentar um Parecer descritivo, identificando um aluno com necessidade educacional especial, especificando os processos de aprendizagem e as estratégias voltadas à necessidade do estudante.
PROFESSORES E REDES DE APOIO NA ESCOLA INCLUSIVA
Ementa: Proposta de encaminhamento ao caso de alguns alunos, detalhando as atribuições docentes, as redes de apoio que pode dispor, quando houver, e descrevendo a relação: família- aprendizagem- estudante e gestão escolar. Funções e atribuições do professor da sala regular em uma escola inclusiva. Constituição das redes de apoio junto à prática docente do professor da sala de aula regular, em uma escola inclusiva. Importância da família no processo de aprendizagem do aluno incluído em uma sala regular. Formas de gestão que definem uma escola inclusiva.
PRÁTICAS PARA A ESCOLA INCLUSIVA
Ementa: Capacitar os profissionais de educação para desenvolver habilidades e competências que permitam a construção de um ambiente educacional inclusivo, onde cada estudante possa se sentir apoiado e estimulado a alcançar seu pleno potencial de aprendizagem, priorizando a prática de Desenho Universal de Aprendizagem e as Tecnologias Assistiva. Por meio desses conteúdos e dos eixos formativos, os participantes poderão promover um ambiente educacional inclusivo, onde todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizagem e desenvolvimento.
PROCESSOS AVALIATIVOS E FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, ESPACIAL E TEMPORAL
Ementa: Apresentar a avaliação pedagógica de um estudante da educação especial, a partir de um dos instrumentos estudados na disciplina, descrevendo, a(s) flexibilização (ões) curricular (es), quando necessárias.
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA E METODOLÓGICA DO ENSINO
Ementa: Casos de ensino presente na realidade docente, contendo o planejamento, avaliação e soluções de aprendizagem encontradas. Experiência didática e metodológica do ensino ao estudante com deficiência. Realidade vivenciada e encorajamento ao participante. Reflexão e investigação de problemas reais. A criatividade e a inventividade, com base nos conhecimentos adquiridos na trajetória docente. Estratégias para a solução de problemas. Ações que colaborem com a efetiva aprendizagem dos estudantes com deficiência. Avaliação das ações planejadas. Vivências dos processos enfatizados no curso.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
A temática do TCC deverá versar sobre a inclusão escolar, tendo como foco as escolas em contextos inclusivos. Só realizarão esta etapa, os alunos aprovados em todas as disciplinas do curso.
Referências
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