Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva

Introdução

O curso “Gestão da Educação Inclusiva na Era do Acesso Digital” teve sua primeira edição em 2024 e, desde então, já formou mais de 370 profissionais. Seu principal objetivo é capacitar gestores e professores para desenvolver estratégias eficazes de gestão escolar inclusiva, considerando os desafios e oportunidades do ambiente digital

Objetivo

O curso busca capacitar profissionais da educação para integrar e utilizar as tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas essenciais para promover a inclusão educacional. Dessa forma, contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais acessíveis e equitativos

Público Alvo

  • Professores da educação básica e superior;
  • Gestores escolares;
    Profissionais da área da educação inclusiva;
  • Demais interessados em aprimorar práticas inclusivas no ambiente escolar.

Modalidade e Duração

  • Modalidade: Ensino a distância (EAD)
  • Carga horária: O curso possui duração de 5 meses, com carga horária total de 180 horas.

Conteúdo Programático

O curso aborda uma série de estratégias pedagógicas e recursos que contribuem
para a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar, incluindo:

  • Fundamentos da educação inclusiva;
  • Políticas públicas de inclusão educacional;
  • Adaptação curricular e acessibilidade pedagógica;
  • Tecnologia assistiva aplicada ao ensino;
  • Desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis;
  • Práticas inovadoras e inclusivas em sala de aula.

Diferenciais do Curso

  • Metodologia inovadora: combina teoria e prática, possibilitando a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos; 
  • Material didático atualizado: conteúdo embasado nas mais recentes pesquisas e normativas sobre educação inclusiva;
  • Acompanhamento especializado:  suporte de tutores experientes na área de educação inclusiva;
  • Flexibilidade: como o curso é na modalidade a distância, os participantes podem adaptar os estudos à sua rotina.

Inscrição