Ensino de Estudantes com Deficiência na Educação Inclusiva
Introdução
O curso “Gestão da Educação Inclusiva na Era do
Acesso Digital” teve sua primeira edição em 2024
e, desde então, já formou mais de 370
profissionais. Seu principal objetivo é capacitar
gestores e professores para desenvolver
estratégias eficazes de gestão escolar inclusiva,
considerando os desafios e oportunidades do
ambiente digital

Objetivo
O curso busca capacitar profissionais da educação para
integrar e utilizar as tecnologias de Informação e
Comunicação (TICs) como ferramentas essenciais para
promover a inclusão educacional. Dessa forma, contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais
acessíveis e equitativos
Público Alvo
- Professores da educação básica e superior;
- Gestores escolares;
Profissionais da área da educação inclusiva; - Demais interessados em aprimorar práticas inclusivas no ambiente escolar.
Modalidade e Duração
- Modalidade: Ensino a distância (EAD)
- Carga horária: O curso possui duração de 5 meses, com carga horária total de 180 horas.
Conteúdo Programático
O curso aborda uma série de estratégias pedagógicas e recursos que contribuem
para a inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar, incluindo:
- Fundamentos da educação inclusiva;
- Políticas públicas de inclusão educacional;
- Adaptação curricular e acessibilidade pedagógica;
- Tecnologia assistiva aplicada ao ensino;
- Desenvolvimento de materiais didáticos acessíveis;
- Práticas inovadoras e inclusivas em sala de aula.
Diferenciais do Curso
- Metodologia inovadora: combina teoria e prática, possibilitando a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos;
- Material didático atualizado: conteúdo embasado nas mais recentes pesquisas e normativas sobre educação inclusiva;
- Acompanhamento especializado: suporte de tutores experientes na área de educação inclusiva;
- Flexibilidade: como o curso é na modalidade a distância, os participantes podem adaptar os estudos à sua rotina.