Curso do NGIME passa a se chamar Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar

APF-sem texto
Novo nome reflete especificidade do curso

Em sua oitava oferta e já caminhando para a nona, o curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência, oferecido pelo NGIME/UFJF em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do MEC passa a se chamar Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar.

A mudança da nomenclatura foi uma proposta do próprio órgão federal que identificou a necessidade de um alinhamento pedagógico entre as universidades que oferecem o curso. A alteração reflete melhor a especificidade do curso, que é voltado para professores e profissionais que atuam com pessoas com deficiência auxiliando-os na produção de recursos e estratégias de acessibilidade à prática da atividade física escolar.

Como parte de um programa federal o curso é oferecido gratuitamente pelo NGIME/UFJF desde 2007 na modalidade a distância e já formou cerca de 2.100 alunos em todo Brasil. Nesse sentido, o aperfeiçoamento cumpre importante função social na efetivação de uma política educacional inclusiva, na medida em que contribui para a formação continuada do professor e para capacitá-lo a ser instrumento de mudança social.

A coordenadora do NGIME/UFJF, Eliana Lucia Ferreira ressalta que a alteração que se dará apenas na nomenclatura do curso. “Esta mudança é aplicada somente no nome do curso, não alterando em nada para os alunos que ainda estão cursando ou para os que iniciarão suas atividades, toda a grade, minuta e conteúdo do curso serão mantidos. Aos poucos, todo o material pedagógico do curso será adequado ao novo nome, mantendo-se a linha geral da inclusão, do esporte e da acessibilidade escolar”.

No próximo mês de outubro, terão início as atividades da nona turma e todos os alunos que enviaram a documentação correta para a coordenação, receberão em breve um e-mail com as instruções gerais para a inicialização das atividades. Os que ainda não enviaram, pedimos que o façam o mais breve possível para a regularização de sua matrícula.