Este curso é uma parceria da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas e com o Grupo de Pesquisa – NGIME da Universidade Federal de Juiz de Fora.
A proposta consiste em oferecer curso de capacitação para profissionais da área de dança e da educação física para atuarem como árbitros do Esporte “Dança Esportiva em Cadeira de Rodas – Paradança”.
O presente curso se estrutura em sintonia com a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência no âmbito educacional, social, cultural e esportivo, e ainda, as mudanças sociais e educacionais propostas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFJF, que tem entre suas metas o apoio às ações para atender as necessidades de todos, para proporcionar/constituir/estabelecer uma universidade inclusiva.
A dança esportiva é um esporte que envolve atletas com deficiência física e atletas não deficientes, nas seguintes modalidades de dança:
Danças Latinas: Rumba, Samba, ChaChaCha, Jive e Paso Doble
Standard: Watz, Watz Vienence, Slow Fox, Quick step, Tango.
E as categorias são: Duo, Single, Free Style e Combi.
Nesta perspectiva a proposta aqui é qualificar Profissionais para atuarem com a Arbitragem da Paradança (Dança Esportiva em Cadeira de Rodas), nos Campeonatos da modalidade, organizados pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas.
Dentre vários aspectos da modalidade o curso abordará especificamente os critérios internacionais da arbitragem da Paradança, sendo: sincronia, manejo da cadeira de rodas, ritmo e elementos coreográficos.
Com esta capacitação almejamos aumentar qualitativamente o número de profissionais da área.
EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE EXTENSÃO EM ARBITRAGEM EM PARADANÇA NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL – EDITAL 08/2024.
Clique aqui para ler o edital.
Inscrição no curso: 16 a 23 de setembro de 2024 (ENCERRADAS).