NGIME realiza aula inaugural da especialização a distância

publicado em 25 11 2013

capa2

Tibério fala sobre princípios pedagógicos da inclusão

Dando início às atividades da quinta turma de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência, no último sábado, dia 23 de novembro, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME/UFJF) recebeu os alunos para a aula inaugural do curso. No total, 75 alunos foram recepcionados pela Coordenação do curso no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia/UFJF.

Dentro da programação, os alunos participaram da aula teórica com o convidado especial do evento, o prof. Dr. Tibério Feliz Múrias da Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), da Espanha. Tibério falou sobre os princípios pedagógicos da inclusão de pessoas com deficiência. Segundo ele, essa proposta pedagógica deve ter como objetivo principal dar autonomia a esse indivíduo. Para isso, o professor deve ter um papel secundário de mediador, que em um contexto de acessibilidade, possa adaptar o currículo com flexibilizações e individualizações para uma avaliação adequada desse aluno. “A inclusão é um fenômeno que causa certa sensibilidade social, mas é certo que há muito problemas e nós, professores, temos que nos sentir capaz de incluir e acolher todas as diversidades”, reforça Tibério.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento e a estrutura do curso, a partir de apresentações do Vice-coordenador do NGIME/UFJF Otávio de Paula Rodrigues, da Coordenadora Pedagógica Carolina Lessa e da Coordenadora de Tutoria Flávia Ceccon. Após abertura para perguntas, em que os alunos tiraram dúvidas, foi oferecido um coffee break.

No retorno das atividades, a Coordenadora do NGIME/UFJF Eliana Lucia Ferreira ressaltou a importância do compromisso que os alunos matriculados no curso devem ter, para que no final do processo as pessoas com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade. “Percebe-se cada vez mais que a sociedade e, em especial os professores têm consciência que a questão da inclusão tem que ser estudada, pesquisada, debatida. Portanto, uma atividade como essa, presencial, além de fazer com que o nosso aluno entenda a estrutura e objetivos da Universidade, faz com que ele se sinta aluno e que sinta a responsabilidade e o compromisso de realizar um curso à distância e a seriedade da proposta e o investimento que é realizado nele”, afirma Eliana.

Como encerramento das atividades, a profª. Drª Tereza Bellosi participou do evento falando sobre aspectos metodológicos da pesquisa. Tereza ressaltou ainda sua crença na modalidade de ensino a distância. “A hierarquização de atores no papel educacional se rompe e há um aprendizado colaborativo coletivo”, enfatiza. Os alunos foram informados ainda que o curso retoma suas atividades em fevereiro de 2014.

Confira as fotos da programação na Galeria de Fotos.