Curso de Especialização em Audiodescrição abre inscrições

publicado em 21 11 2013

2_encontro

2º Encontro de Audiodescrição 2012

Estão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Audiodescrição – recurso que permite a narração descritiva de imagens, sons, textos e outras materialidades que não podem ser compreendidas por pessoas com deficiência visual. A pós-graduação lato sensu, organizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, é gratuita e oferecida na modalidade semipresencial.

Podem se candidatar a uma das 50 vagas professores e profissionais de diversas áreas do conhecimento, preferencialmente pessoas com graduação nos cursos de Tradução, Letras, Rádio e TV, Comunicação, Cinema, Locução, Dublagem e Artes Cênicas de qualquer parte do país. A seleção se dará por meio de análise de currículo e de carta de intenção. As inscrições foram abertas no dia 22 de novembro e podem ser feitas até o dia 10 de dezembro no site www.ngime.ufjf.br/gime/ensino/audiodescricao.

A coordenação do curso está a cargo da Prof.ª Dr.ª Eliana Lucia Ferreira e da Prof.ª Dr.ª Lívia Maria Villela de Mello Motta. O corpo docente é formado por professores doutores, mestres e especialistas envolvidos com o movimento da implementação da audiodescrição no Brasil e por professores da UFJF e da Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha (Uned). Eliana Lucia Ferreira explica que “a proposta é formar especialistas em audiodescrição, que possam atuar como audiodescritores roteiristas, narradores e/ou consultores nos mais diversos contextos e ambientes culturais, educacionais, esportivos e corporativos”. Segundo ela, devido às diversas especificidades desta área, será necessário incorporar profissionais de todas as áreas do conhecimento.

A professora Lívia Motta lembra que o recurso amplia o acesso ao entretenimento não somente a pessoas com deficiência visual, mas também com outras limitações. “A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual em diversos tipos de espetáculos e produtos audiovisuais por meio de informação sonora. É a arte de transformar imagens em palavras, o que abre muitas janelas para o mundo para as pessoas com deficiência visual, promovendo o acesso à informação, à cultura e ao entretenimento. Os benefícios estendem-se também para as pessoas com deficiência intelectual, idosos, pessoas com dislexia, déficit de atenção.”

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support