Curso de Dança em Cadeira de Rodas reúne alunos de diversos cantos do país

publicado em 03 09 2013

dcr4

Participantes reunidos no último dia do curso

Entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, foi realizado em Juiz de Fora/MG o IV Curso Prático de Dança em Cadeira de Rodas. O encontro constitui a etapa presencial do Curso de Dança em Cadeira de Rodas, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR). Alunos de diversas localidades do Brasil, especialmente das regiões Sul e Sudeste, participaram da capacitação prática.

Alguns participantes percorreram longas distâncias, como aqueles vindos de Cascavel/PR, Joinville/SC e São José dos Campos/SP. Outros alunos vieram de cidades mais próximas, como Ubá/MG, Barbacena/MG, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/MG. Com o objetivo de capacitar profissionais da dança e da Educação Física para desenvolverem a modalidade de dança em cadeira de rodas, o curso englobou atividades práticas, a partir da dança clássica e moderna.

A capacitação foi ministrada pela professora Luciene Rodrigues Fernandes, da Fundação Centro Integrado de Apoio a Pessoa Deficiente (Funad), onde atua na área de reabilitação através da arte e do esporte. Atualmente, ela é bicampeã brasileira em Dança Esportiva em cadeira de rodas na categoria Avançada e tricampeã na categoria Intermediária, títulos conquistados na modalidade de danças latinas.

Inclusão da pessoa com deficiência

Os amigos paranaenses Lucas Fernando dos Santos e Gilson de Souza Daniel são cadeirantes e se inscreveram no curso para levar conhecimento técnico ao grupo do qual fazem parte em Cascavel. Segundo Lucas, de apenas 13 anos, o objetivo do grupo Sem Limites é a inclusão social, proporcionado momentos de divertimento para pessoas com alguma lesão física. O idealizador do grupo Gilson Daniel acredita que o curso possibilitou uma noção de equilíbrio e fortalecimento do tronco. Para Daniel, a modalidade de dança em cadeira de rodas oportuniza aos deficientes a beleza da dança e uma qualidade de vida.

Para a fisioterapeuta Glauce Cristine, o conhecimento do curso irá agregar no trabalho que desenvolve com pessoas com deficiência, seja no tratamento convencional ou na ecoterapia. “A consciência corporal que a dança traz pode ser levada para o dia a dia, além de ser uma atividade lúdica e prazerosa”, assegura.

A professora Luciene afirma que o curso foi muito proveitoso, pois a dança em cadeira de rodas é uma cultura nova para o Brasil. “Eles entenderam que é preciso estabelecer uma conexão entre o cadeirante e o andante”, enfatiza.

O Curso de Dança em Cadeira de Rodas está em sua quarta edição. Para saber mais sobre essa modalidade, acesse: http://www.cbdcr.org.br/.