Curso de Gestão em EAD será oferecido em Governador Valadares

publicado em 25 09 2014

imagem-inovaçãoVisando a capacitação de seu corpo docente e técnico em uma proposta educacional que cresce a cada dia mais no país, a UFJF através do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância e com apoio do Centro de Educação a Distância lança o curso semipresencial “Aperfeiçoamento em Formação Acadêmica e Gestão em Ead” no campus de Governador Valadares. Serão abertas 200 vagas e o objetivo é a formação de profissionais para atuarem em cursos na modalidade de educação a distância e preparar os docentes para oferecer até 20% da carga horária das disciplinas na modalidade semipresencial, de acordo com portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004.

Aprovado na Pró-Reitoria de pós-graduação da UFJF, o curso terá início no dia 03 de novembro com carga horária de 240h, dividido em seis módulos de 40h/aula. Será permitido aos alunos participarem dos módulos independentemente. Apenas o primeiro módulo será pré-requisito para a participação nos demais. No entanto, aos concluintes de cada módulo será emitido apenas certificado de capacitação, sendo que o certificado de aperfeiçoamento será emitido aos que concluírem todos os módulos e apresentarem trabalho de conclusão de curso. Para os servidores em estágio probatório o curso contará como carga horária de capacitação junto à Pro-RH.

Com a adoção de práticas pedagógicas que se utilizam de ferramentas interativas, a participação dos alunos se dará de forma colaborativa através da plataforma Moodle. O único pré-requisito é ser funcionário do Campus avançado de Governador Valadares da UFJF na função de professor ou técnico-administrativo em educação (TAE). Os encontros presenciais serão divulgados posteriormente, e antecipadamente, sendo realizados na Faculdade Pitágoras.

Segundo a coordenadora do NGIME/UFJF o curso proporcionará uma melhor compreensão do cenário educacional brasileiro e um aprofundamento das questões pedagógicas que permeiam a realização do trabalho docente mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação. “A intenção é tornar o campus de Governador Valadares um centro de excelência nessa modalidade educacional, por isso convidamos todos os professores e técnicos para que adquiram conhecimento necessário para que possam ser agentes dessa expansão do ensino a distância na UFJF.”

As inscrições poderão ser feitas no período de 01 a 15 de outubro com preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e entrega da documentação exigida na Central de Atendimento na Faculdade Pitágoras até 12h do dia 15 de outubro. São exigidos os seguintes documentos:

• fotocópia do diploma de graduação (frente e verso) ou declaração de conclusão de curso de graduação e do protocolo de solicitação do registro do diploma
  • fotocópia do documento de identidade e CPF
  • fotocópia da certidão de nascimento ou casamento

Corpo Docente

Para ministrar o curso, a universidade conta com a experiência da equipe de profissionais do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância que atuam há mais de sete anos em cursos de licenciatura, aperfeiçoamento, especialização e extensão nesta modalidade educacional, alcançando alunos em todo Brasil. Além disso, possui diversas produções de material didático e pesquisas de ponta nesta área. No corpo docente, os professores acumulam larga experiência no EaD a nível nacional e internacional como a prof.ª Drª Eliana Lucia Ferreira que possui pós-doutorado em Avaliação educacional do Ensino a distância pela Universidad Nacional do Ensino a Distância (UNED), com bolsa pela Fundacion Carolina. Participa do corpo docente o Prof. Dr. Flávio Takakura que ocupou o cargo de coordenador do Centro de Ensino a Distância (Cead/UFJF) por mais de cinco anos e hoje atua como novo diretor do Campus Avançado da UFJF em Governador Valadares. O corpo docente conta ainda com o docente internacional, professor Dr. Tibério Feliz Múrias (Espanha) fruto da parceria do NGIME/UFJF com a Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED). Ministram disciplinas ainda a profª Dra. Tereza Cristina Bellosi, que tem atuado como professora responsável pela capacitação de professores e tutores, além de estar à frente junto com a profª Eliana do programa de Mestrado em Gestão Escolar. Atuam no curso ainda os professores vinculados ao NGIME/UFJF profª Ms. Carolina Lessa Cataldi, profª Ms. Flávia Ceccon Moreira Gil, prof. Ms. Otávio Rodrigues de Paula entre outros.