Coordenadora do NGIME/UFJF tem trajetória reconhecida com Moção de Aplauso

publicado em 19 04 2024

Como reconhecimento por uma trajetória de vida inteiramente voltada para a educação inclusiva, a coordenadora do NGIME e professora Eliana Lucia Ferreira recebe, por indicação do vereador Tiago Bonecão, uma moção de aplauso na próxima terça (23) na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A homenagem será entregue no plenário de reuniões da casa legislativa às 19h30 e é aberto ao público.

Trajetória

Formada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Eliana Lúcia se especializou nas áreas de pesquisa e educação inclusiva para pessoas com deficiência e ensino a distância, com os seus cursos de pós-graduação sempre voltados para estas temáticas.

Depois de concluir seu mestrado e doutorado pela UNICAMP discutindo a educação inclusiva através do esporte, buscou ampliar seus conhecimentos com dois pós-doutorados nas áreas de linguística ainda pela UNICAMP e ensino a distância pela Universidade Nacional de Ensino a Distância da Espanha (UNED).

Logo em seguida à sua formação superior, se credenciou para atuar como professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde pôde colocar em prática toda a sua bagagem de conhecimento.

Além de atuar como professora na sala de aula voltada para a formação no curso de Educação Física regular, iniciou uma grande atuação no meio acadêmico direcionada para a formação e capacitação de professores, onde criou o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) vinculado à Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Através dele, já foram capacitados mais de 10 mil professores e profissionais de ensino da área do esporte com a oferta de dezenas de cursos de pós-graduação, além do constante fomento à pesquisa e ensino.

Paralelo à vida acadêmica, sempre participou de organismos nacionais e internacionais que atuam na promoção do ensino e pesquisa na área da Educação Física, como de membro e mais tarde presidente da ICSSPE (International Council of Sport Science and Phisical Education), uma instituição global na área da educação física e do esporte. Também atuou na América Latina na ALCIDED (Associación Latinoamericana de Ciencias del Deporte, Educación Física y Danza) como membro representante do Brasil, sempre trocando experiências e discutindo a inclusão através do ensino e do esporte.

Trabalhou na fundação da Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas (CBDCR), trazendo representatividade e união aos grupos de dança em cadeira de rodas espalhados pelo Brasil, fomentando a popularidade desta modalidade como um paraesporte e uma forma de inclusão e de rompimento de barreiras para as pessoas com deficiência.

Ainda, em 2014 foi convidada a trabalhar diretamente no Ministério da Educação, mais especificamente como coordenadora geral de Políticas Pedagógicas da Educação Especial na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECAD) onde até 2016 pôde prestar seu conhecimento para o crescimento do ensino à distância e da educação inclusiva em todo o território brasileiro.

Atualmente, além de continuar a lecionar na Faculdade de Educação Física da UFJF, ainda está a frente como coordenadora do NGIME/UFJF e foi eleita para presidente da CBDCR, tendo forte presença em eventos nacionais e internacionais com a temática da educação inclusiva na área do esporte, da acessibilidade e do ensino a distância.