Coordenadora do NGime participa de conferência da Unesco para promoção do esporte

publicado em 06 06 2013

Entre os dias 28 e 30 de Maio a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime), Eliana Ferreira, esteve reunida com outros pesquisadores e autoridades em Berlim, Alemanha, no 5th International Conference of Ministers and Senior Officials Responsible for Physical Education and Sport (MINEPS V – Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e Esportes), promovido pela Unesco.

A conferência, que acontece a cada oito anos, tem por objetivo enfrentar os principais desafios da política esportiva internacional. O combate à corrupção e à manipulação no esporte, aumento no investimento público e a promoção de acesso igualitário à educação física e esportes, foram algumas das principais questões que estiveram em foco.

Pesquisadoras representantes da América Latina se reúnem no V Mineps

Pesquisadoras representantes da América Latina se reúnem no V Mineps

Mais de 500 participantes representando autoridades de mais de 100 países estiveram presentes, incluindo ministros dos esportes, pesquisadores, órgãos reguladores e outras organizações.

Esta edição foi a primeira que a Unesco abriu para a participação de pesquisadores, entendendo que políticas públicas também se fazem  através de pesquisa.

Professora Eliana Ferreira é a única pesquisadora brasileira na conferência

Professora Eliana Ferreira é a única pesquisadora brasileira na conferência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim pesquisadores de renome, e de inserção nacional e internacional, participaram do evento, e a coordenadora do NGime, professora Eliana Ferreira foi a única pesquisadora brasileira presente no encontro, tendo sido convidada para participar das discussões acerca do acesso ao esporte como um direito fundamental de todos. “O debate sobre a corrupção, e o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência e mulheres no esporte permearam toda a conferência como sendo os grandes problemas enfrentados pelos países presentes”, afirma. Juntamente com os avisos de que a corrupção poderia lançar sombras sobre o esporte, os governantes e seus representantes, também puderam perceber que o acesso ao esporte é um direito fundamental de todos.

Professora Eliana se reúne com autoridades, na foto com o Conselheiro da ONU Wilfried Lemke

Professora Eliana se reúne com autoridades, na foto com o Conselheiro da ONU Wilfried Lemke

No V MINEPS aprovou-se uma lista de recomendações a fim de se combater esses problemas, a Declaração de Berlim. De acordo com a Declaração, o acesso ao esporte é um direito fundamental para todos, é necessário investir em políticas públicas em esporte e educação física e preservar a integridade do esporte.

De acordo com a professora Eliana todos os representantes dos 137 países presentes se comprometeram a acatar a Declaração.

A International Conference of Ministers and Senior Officials Responsible for Physical Education and Sport (MINEPS) aconteceu pela primeira vez em Paris em 1976. O fórum foi criado com o intuito de facilitar a troca de conhecimento no campo da educação física e esportes e como um mecanismo institucional para articular uma estratégia internacional neste domínio. Assim, a conferência envolve governos, organizações das Nações Unidas e do Movimento Esportivo. As recomendações que surgem nas edições dessa conferência já auxiliaram no fortalecimento das dimensões educacional, cultura e social da educação física e esporte.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support