Coordenadora do NGime participa de conferência da Unesco para promoção do esporte

Entre os dias 28 e 30 de Maio a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime), Eliana Ferreira, esteve reunida com outros pesquisadores e autoridades em Berlim, Alemanha, no 5th International Conference of Ministers and Senior Officials Responsible for Physical Education and Sport (MINEPS V – Conferência Internacional de Ministros e Altos Funcionários Responsáveis pela Educação Física e Esportes), promovido pela Unesco.

A conferência, que acontece a cada oito anos, tem por objetivo enfrentar os principais desafios da política esportiva internacional. O combate à corrupção e à manipulação no esporte, aumento no investimento público e a promoção de acesso igualitário à educação física e esportes, foram algumas das principais questões que estiveram em foco.

Pesquisadoras representantes da América Latina se reúnem no V Mineps
Pesquisadoras representantes da América Latina se reúnem no V Mineps

Mais de 500 participantes representando autoridades de mais de 100 países estiveram presentes, incluindo ministros dos esportes, pesquisadores, órgãos reguladores e outras organizações.

Esta edição foi a primeira que a Unesco abriu para a participação de pesquisadores, entendendo que políticas públicas também se fazem  através de pesquisa.

Professora Eliana Ferreira é a única pesquisadora brasileira na conferência
Professora Eliana Ferreira é a única pesquisadora brasileira na conferência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim pesquisadores de renome, e de inserção nacional e internacional, participaram do evento, e a coordenadora do NGime, professora Eliana Ferreira foi a única pesquisadora brasileira presente no encontro, tendo sido convidada para participar das discussões acerca do acesso ao esporte como um direito fundamental de todos. “O debate sobre a corrupção, e o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão de pessoas com deficiência e mulheres no esporte permearam toda a conferência como sendo os grandes problemas enfrentados pelos países presentes”, afirma. Juntamente com os avisos de que a corrupção poderia lançar sombras sobre o esporte, os governantes e seus representantes, também puderam perceber que o acesso ao esporte é um direito fundamental de todos.

Professora Eliana se reúne com autoridades, na foto com o Conselheiro da ONU Wilfried Lemke
Professora Eliana se reúne com autoridades, na foto com o Conselheiro da ONU Wilfried Lemke

No V MINEPS aprovou-se uma lista de recomendações a fim de se combater esses problemas, a Declaração de Berlim. De acordo com a Declaração, o acesso ao esporte é um direito fundamental para todos, é necessário investir em políticas públicas em esporte e educação física e preservar a integridade do esporte.

De acordo com a professora Eliana todos os representantes dos 137 países presentes se comprometeram a acatar a Declaração.

A International Conference of Ministers and Senior Officials Responsible for Physical Education and Sport (MINEPS) aconteceu pela primeira vez em Paris em 1976. O fórum foi criado com o intuito de facilitar a troca de conhecimento no campo da educação física e esportes e como um mecanismo institucional para articular uma estratégia internacional neste domínio. Assim, a conferência envolve governos, organizações das Nações Unidas e do Movimento Esportivo. As recomendações que surgem nas edições dessa conferência já auxiliaram no fortalecimento das dimensões educacional, cultura e social da educação física e esporte.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *