Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF Eliana Lucia Ferreira participa de 04 a 06 de agosto de reunião em Brasília que auxiliará na redefinição dos rumos da educação no país. Seu papel de destaque à frente do núcleo de pesquisa em educação inclusiva na Universidade Federal de Juiz de Fora conduziu-a a ser convidada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) como membro consultivo de reunião que elabora propostas para a discussão das novas diretrizes curriculares nacionais que serão homologadas pelo Ministério da Educação.
Dessa reunião técnica resultará um documento propositivo sobre os Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento na Educação Básica – Base Nacional Comum do Currículo. Este documento definirá os direitos à aprendizagem e desenvolvimento das crianças, jovens e adultos brasileiros, na Educação Básica.
Eliana acredita que o contexto educacional está marcado por mudanças. “É preciso repensar a educação em um contexto de mudanças e como direito essencial a todos os cidadãos brasileiros. Dessa forma, é inegável reconhecer que a educação deve ser oferecida em condições de igualdade de acesso e permanência a todos os cidadãos, inclusive às pessoas com deficiência”, acredita.