Coordenadora do NGime ministra aula em projeto apoiado pela Unicef

foto_eliana
Professora Drª Eliana Ferreira no Instituto Rodrigo Mendes.

A professora Drª Eliana Lúcia Ferreira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGime) da UFJF esteve em São Paulo, ontem, ministrando aula sobre atividades físicas inclusivas no módulo de ensino à distância do Projeto Plural, mantido pelo Instituto Rodrigo Mendes em cinco cidades polos que receberão os jogos da Copa do Mundo em 2014. O projeto, que conta com a parceria da Unicef, tem o objetivo de capacitar professores da rede municipal e estadual de ensino a trabalharem com atividades físicas inclusivas nas cidades polos espalhadas pelo Brasil.

Segundo Eliana, a inclusão no esporte é uma atividade multidisplinar que exige o envolvimento de todos. “A educação física inclusiva é um processo que está se efetivando e que exige a participação de todas as áreas de ensino em conjunto com a educação física, além de envolver familiares, permitindo que a escola avance os muros educacionais”, afirma.

Na perspectiva da Educação Física Inclusiva, o NGime é responsável pela criação de estratégias, organização e planejamento de aulas, a partir do conhecimento de todos os alunos deficientes e não deficientes. “É possível o estabelecimento de aulas inclusivas em todas as modalidades, sendo o principal objetivo da Educação Física Inclusiva proporcionar e colaborar para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva”, defende a professora.