Coordenadora do NGIME é eleita representante das Américas na Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo

publicado em 06 07 2017

Professora Eliana Ferreira é a primeira brasileira
a integrar o Comitê Executivo da ISCPES

 

No dia 22 de junho, durante a 20ª Conferência Bianual da Sociedade Internacional de Educação e Desporto Comparativo (International Society for Comparative Physical Education and Sport – ISCPES), ocorrida em Borovets, na Bulgária, a Assembleia Geral da entidade elegeu a Professora Doutora Eliana Ferreira como representante das Américas Latina e do Sul em seu Conselho Executivo.

 

No que diz respeito aos estudos da Educação Física e do Desporto, a ISCPES é a entidade internacional de pesquisa mais importante no mundo, e a Professora Eliana Ferreira é a primeira mulher, brasileira, eleita para integrar seu Conselho Executivo que tem entre seus membros os maiores pesquisadores dos cinco continentes – Américas, Europa, Ásia, África e Oceania. Daí a relevância dessa indicação, que pode ser tratada como a mais importante de sua carreira acadêmico-científica.

 

Com o reconhecimento científico de seu trabalho consolidado, dentro e fora do Brasil, a Pesquisadora Eliana Ferreira vem colecionando prêmios e homenagens, tendo sido a última ocorrida em Maio, na Flórida, quando foi homenageada com o Prêmio Margaret Talbot, homenagem prestada àquelas mulheres que se destacaram nas pesquisas sobre as mulheres no esporte.

 

 

 

International Society for Comparative Physical
Education and Sport – ISCPES

 

A Sociedade Internacional de Educação e Educação Física Comparada (ISCPES) é uma organização de pesquisa e educação fundada em 1978. Seu objetivo é apoiar, encorajar e prestar assistência aos que buscam iniciar e fortalecer programas de pesquisa e ensino em educação física comparada e esporte em todo o mundo.

Especificamente, a ISCPES distribui resultados e informações de pesquisa; apoia e coopera com organizações locais, nacionais e internacionais com objetivos semelhantes e organiza reuniões que reúnem pessoas de todo o mundo trabalhando em publicações comparativas de educação física e esporte.

A sociedade define o estudo comparativo como investigação e comparação de duas ou mais unidades, como países, culturas, ideologias, regiões, estados, sistemas, instituições ou populações. Os fenômenos a serem comparados incluem todos os elementos da educação física e modelos esportivos e programas e práticas em um contexto macro ou micro.

Tais fenômenos são universais, mas culturalmente cruzados a nível nacional, e se diferem em foco e substância. A Sociedade promove o exame de questões relacionadas ao estudo de regiões, nações e culturas, educação para o internacionalismo, esporte e desenvolvimento e educação física como direito humano.

 

 

Fonte: NGIME/FAEFID

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support