Coordenação de Acessibilidade promove marco histórico na UFJF

publicado em 21 05 2014

A Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Institucional (CAEFI) promove lançamento do livro “Eu faço parte desta história: inclusão na Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento acontece hoje, 21, no Restaurante Universitário do campus da UFJF às 11h30 e na Livraria Saraiva em uma bate-papo com os alunos deficientes autores do livro.

O principal objetivo é promover e repensar a acessibilidade e as condições de acesso ao aluno com deficiência que estuda na Universidade Federal de Juiz de Fora. De acordo com a coordenadora de acessibilidade, Eliana Lucia Ferreira, o lançamento do livro representa o início de um novo tempo dentro da UFJF. “A ideia é construir história na Universidade, não basta apresentar as histórias dos alunos, é necessário fazer com que estas histórias sejam sonhos concretizados”.

Todo o processo de lançamento foi planejado pelos próprios autores em um bate-papo com a Coordenação de Acessibilidade. Eles explanaram seus sonhos e juntos foram lapidando até que estes sonhos se tornassem um consenso entre todos.

De todas as ideias propostas havia uma única certeza. “Nossas histórias tem que estar além dos muros da UFJF. Não basta ser contada apenas aqui dentro. Ela deve ser mostrada para toda a sociedade, para que outras pessoas com deficiência percam seus medos e descubram que são capazes de muitas outras coisas além do que imaginam” disse Jerry Fernandes, aluno do curso de filosofia e um dos autores do livro.

Este livro é um marco histórico para a Universidade Federal de Juiz de Fora, afinal é o primeiro livro que conta a história dos alunos com deficiência da instituição. Não são apenas dez histórias, de dez alunos com deficiência. Na verdade são dez história que contam a vida acadêmica e pessoal, os momentos de dificuldade e superação, e mais que isso contam como parte dos problemas em relação a acessibilidade têm sido pensados para uma universidade cada vez mais acessível para todos.

A Secretária Geral da CAEFI, Rita Brito, diz que a CAEFI está sempre de portas abertas aos alunos, professores, servidores e todas as pessoas com deficiência que precisarem da ajuda da coordenação. “A CAEFI é aberta para todos aqueles que quiserem fazer parte desta história de inclusão dentro da Universidade”.

Entre em contato conosco:

Telefone: (32) 2102-3944 ou (32) 2102-3283

E-mail: acessibilidade.sdi@ufjf.edu.br