Pesquisas latinas na área de esporte e educação física serão apresentadas no II congresso da Alcided

publicado em 21 07 2015

No momento que o Brasil está em voga no mundo dos esportes, sendo escolhido como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, Juiz de Fora sedia o II Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança da América Latina (ALCIDED), com intuito de fomentar as pesquisas científicas nesta área.

Organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF, o congresso será realizado entre 16 a 18 de setembro no Ritz Hotel (Av. Rio Branco, 2.000). Este ano terá como tema “Ciências do Esporte, Educação Física e Dança na América Latina” e seu principal objetivo é promover o debate e a troca de experiências entre pesquisadores latino-americanos da área da Educação Física, no intuito de reforçar a representatividade de suas pesquisas no cenário global. O congresso reunirá renomados palestrantes da América Latina e Europa que discutirão temáticas relativas ao esporte e a educação física, na perspectiva de promover e divulgar esta área tão importante na promoção da qualidade de vida da humanidade.

As inscrições para submissão de trabalhos estão no segundo lote e vão até o dia 31 de julho e para ouvintes até o dia 30 de agosto, no site oficial do evento (www.alcided.com.br). Podem ser enviados trabalhos nas modalidades resumo expandido e pôster nos eixos temáticos esportes de alto rendimento, educação física inclusiva, atividade física e saúde, dança escolar e esportiva, gestão do esporte e esporte inclusivo.

Na programação, conferências e mesas redondas buscarão traçar paralelos da Educação Física na América Latina e na Europa, demonstrando as diferenças e similitudes do desenvolvimento desta área nos dois continentes. A conferência de abertura será ministrada pelo presidente da Asociación Latinoamericana de Ciencias del Del Deporte la Educación Física y la Danza (Alcided), prof. Dr. Osvaldo Ceballos que fala sobre “Educação Física na América Latina”. Em seguida, uma mesa-redonda intitulada “Fronteiras do conhecimento na Educação e Esporte na América Latina” reúne pesquisadores do Brasil, México e Colômbia para tratar do tema.

No dia seguinte, o vice-presidente do International Council for Sport Science and Physical Education (ICSSPE) Walter Ho, retoma as atividades do congresso com conferência sobre “Qualidade da Educação física e preocupação mundial: caminhos adiante e desenvolvimento futuro”. O renomado palestrante mundial, presidente internacional da ONG Play the Game, Jens Sejer Andersen ministra conferência em seguida sobre “Gestão do Desporto Mundial: reforma ou revolução?” em que falará sobre polêmicas da FIFA, governança esportiva e manipulação de resultados.

Mesa-redonda com a temática de “Política de Inclusão Escolar” reúne entre os principais convidados a representante do Brasil, Martinha Clarete Dutra, Diretora de Políticas de Educação Especial do MEC, além representantes da Venezuela como Rosa Lopez D’Amico, presidente da International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IASPEGW), associação que luta pela inserção feminina no esporte.

No último dia, o prof. Dr. Jonh Saunders ministra conferência intitulada “Uma Educação Física relevante para o mundo hoje – reconhecendo desafios globais e identificando soluções locais” que busca traçar os principais pontos para fortalecer essa área do conhecimento. Todas as palestras proferidas por conferencistas internacionais terão tradução simultânea.

Outras mesas redondas, além de oficinas gratuitas visam dar oportunidade aos congressistas de trocar conhecimentos e ampliar horizontes na sua área de estudo.

Juiz de Fora recebe delegação internacional

Demonstrando toda representatividade brasileira no cenário mundial, durante o pré-congresso, entre os dias 12 e 14 de setembro, Juiz de Fora recebe ainda a delegação internacional do International Council of Sport Science and Physical Education (ICSSPE) para sua reunião anual. Serão aproximadamente 30 renomados pesquisadores internacionais que estarão reunidos no Brasil para traçar estratégias internacionais de divulgação, disseminação e troca de conhecimentos no campo do esporte, ciências do esporte e educação física.