Como lidar com a inclusão dos alunos com deficiência agora na pandemia?

publicado em 11 08 2020

Na última quarta-feira(05), a professora Ms. Maria do Carmo Rossler de Freitas, uma das pesquisadoras colaboradoras do Ngime/UFJF e também professora do curso de pós-graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, ministrou no Instagram do Ngime/UFJF (@ngime_ufjf) uma live da série “Dialogando com o Ngime” com o seguinte tema: “Inclusão no Ensino Fundamental em Tempos de Pandemia”.

Durante o bate papo, ela contou quais estão sendo os seus desafios de inclusão na pandemia como e a sua experiência e as atividades desenvolvidas agora na pandemia com os seus alunos com deficiência. Ainda passou dicas de como os expectadores da live podem lidar e aplicar nas suas turmas, mesmo que a distância.

O ensinar durante a pandemia

Dos desafios de aprendizagem impostos pela pandemia, talvez o ensino remoto para alunos com deficiência seja um dos mais difíceis. Dependendo do tipo de deficiência, como o autismo por exemplo, a adaptação deste aluno requer outros fatores além de somente ligar o computador.

Para a professora, quando se fala em inclusão, não existe uma receita pronta. “Cada criança é de uma forma, tem uma metodologia de aprendizado, algumas são mais auditivas, outras mais sensoriais, outras precisam tocar no objeto. Cada uma tem a sua individualidade”, destacou.

Ela salientou que o papel dos pais e tutores agora na pandemia se torna ainda mais importante, já que para prender a atenção do aluno na tela de computador é muito difícil. “É necessário construir ou pegar objetos e associá-los ao que você está ensinando e ao que a professora está falando para que o aluno se prenda”.

A criatividade em casa e a busca por títulos que tragam estas técnicas para os pais e tutores neste momento são muito importantes. Aqui no nosso site, estão disponibilizados para download no menu Editora alguns livros que podem ajudar neste momento. Vale a pena dar uma conferida.

O nosso canal no Youtube

Estes e outros pontos sobre os desafios de inclusão na pandemia foram levantados e podem ser conferidos no canal do Ngime/UFJF no Youtube. Lá disponibilizamos para você esta live da Prof.ª Ms Maria do Carmo na íntegra e outros vídeos do dia a dia do núcleo de pesquisa.

Confira neste link do nossa canal a live (http://abre.ai/bqN4) e não deixe de se inscrever lá e ativar o sininho de notificações para novos vídeos.