Com sua atuação NGIME busca consolidar internacionalização da UFJF

publicado em 23 07 2014

Presidente da Finlândia, entre 2000 e 2012, Tarja Halonen prestigia Eliana em congresso

No cenário das pesquisas acadêmicas, a Universidade Federal de Juiz de Fora tem buscado se consolidar na área das ciências do esporte. Representando a instituição, a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF (NGIME), Eliana Lucia Ferreira participou de 12 a 15 de junho na Finlândia da reunião anual do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física (ICSSPE). Órgão associado a UNESCO, o conselho é a maior rede multidisciplinar de instituições e organizações nacionais e internacionais envolvidas com o esporte, a ciência do esporte e da educação física.

Eliana Ferreira aproveitou o encontro para discutir propostas de pesquisas com professores internacionais para desenvolvimento junto às universidades da América Latina. “Como representante da universidade no ICSSPE tive oportunidade de trocar pesquisas com diversos professores do mundo, sempre em busca da internacionalização que é um dos focos para a excelência acadêmica da UFJF”, enfatiza Eliana.

A pesquisadora fez ainda o lançamento inédito do livro Focuses on Physical Education, sob sua organização. A obra faz um relato das organizações acadêmicas internacionais da educação física e do esporte e também conta a história da educação física no Brasil. Ela participou ainda da 6ª Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte, que ocorria em paralelo. De grande representatividade mundial, o evento contou com a presença da presidente da Finlândia, entre 2000 e 2012, Tarja Halonen. Como pesquisadora educacional, Eliana foi convida para uma exposição durante a conferência para falar sobre como o processo de emancipação das mulheres ocorrido no Brasil por meio dos cursos de Educação a Distância.

Resultados positivos

Como resultado dessa participação, a UFJF consolidou parcerias importantes para sua visibilidade internacional. Uma dessas conquistas é a realização do II Encontro da Associação Latinoamericana de Ciências do Esporte, Educação Física e Dança, a organização latino-americana que integra a rede do ICSSPE. O evento, que será sediado na Faculdade de Educação Física da UFJF em 2015 sob organização do NGIME/UFJF, permitirá uma maior integração entre pesquisas em educação física realizadas em universidades brasileiras e latino-americanas. Durante o encontro da Finlândia, a UFJF também prontificou-se a receber, na mesma data, a reunião anual do ICSSP, o que está sendo analisado pelo conselho.

Outra vitória foi a autorização para a tradução e lançamento em português e espanhol do livro Directory of Sport Science, uma publicação referência do ICSSPE, que permite uma visão geral do campo da ciência do esporte com a discussão das principais funções, metodologia, história, organizações e recursos para cada área temática. A publicação será de responsabilidade da editora NGIME\UFJF.