Com repercussão positiva, seminário sobre câncer abre portas para novas parcerias

publicado em 13 11 2014

Profª. Lívia Saço ministra palestra em seminário

Profª. Lívia Saço ministra palestra em seminário

Fomentando a integração entre pesquisa e extensão nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF promoveu entre os dias 10 e 11 de novembro no campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares, o Seminário de atividade física para mulheres acometidas pelo câncer de mama.

Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o evento foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a participação expressiva do público composto de estudantes, profissionais da saúde e mulheres em tratamento de câncer.

A abertura do evento contou com as presenças ilustres da prefeita de Valadares Elisa Maria Costa, do Diretor do campus de Governador Valadares, Flávio Iassuo Takakura, da profª Drª Tereza Bellosi, representando a coordenadora do NGIME/UFJF Eliana Lucia Ferreira e do prof. Dr. Peterson Marco. Em seu discurso, a prefeita ressaltou a importância da UFJF para o desenvolvimento regional do município.

A conferência de abertura foi ministrada pela profª Drª Luciana Bastos Rodrigues, que levou para o público informações sobre estudos genéticos, fatores de risco para o câncer, formas de prevenção e novas pesquisas que estão sendo realizadas para detectar o câncer com antecedência. À tarde, três mesas-redondas discutiram o câncer sob diversos aspectos. A primeira mesa composta pela mastologista Polliana de Paula Junqueira, pela enfermeira Érica Barbosa Magueta Silva e pela nutricionista Priscila Goulart discutiram a importância da intercisciplinariedade entre os profissionais para tratar o câncer.

“O assunto é extremamente importante e poder conversar com as pacientes com câncer é uma questão de multiplicação do conhecimento. A importância da participação nesses encontros é conscientizar a população com relação a relevância do tema, é uma grande oportunidade porque muitas vezes na hora da consulta a gente acaba não tendo essa oportunidade de tirar dúvidas”, opina a mastologista Polliana de Paula.

Já na segunda mesa, foram abordados os benefícios da atividade física para mulheres com câncer de mama pela profª Ms. Lívia Saço, os aspectos culturais da doença com a profª Drª Tereza Bellosi e a experiência da Liga Acadêmica Oncológica relatada pelos alunos de medicina Hiltomar e Brenda. A aluna Ana Cecília de Miranda cursa Fisioterapia e acredita na relevância do seminário para seu curso. “Para nós que estamos na graduação é mais o conhecimento das pesquisas e estudos mais atuais do câncer, principalmente na nossa área, que podemos atuar no pós-operatório ajudando na parte de fisioterapia”

Sua colega Dayane Alves também tem a mesma opinião. “É muito importante para nós o conhecimento e reconheço o quanto Valadares está crescendo nessa área, e esse encontro cumpre o papel de passar informação para as mulheres valadarenses.”

Na última mesa, relatos de mulheres acometidas pelo câncer, com o depoimento emocionando e tocante da participante do grupo Vitoriosas da Ascomcer de Juiz de Fora, Heloísa Helena de Menezes, convidada especial da mesa. Sua superação veio através do amor próprio e da busca por estar bem consigo mesma. Além dela, Ivânia da Silva, Maria da Conceição Campos e Cláudia Clementino, atendidas pelo Centro Viva a Vida (GV) e participantes do grupo Amigas do Peito deram o tom de emoção e superação. Através dos relatos, percebeu-se a importância de criar redes de apoio para uma cuidar da outra. O “Amigas do Peito” coordenado pela psicóloga Vânia Cristina Souza, propicia apoio psicológico às mulheres através de rodas de conversa, palestras e sessões de relaxamento, além de brincadeiras e correntes de fé.

Vânia Cristina Souza, psicóloga e coordenadora do grupo Amigas do Peito acredita que “esse grupo tem ajudado não só as pacientes, mas a nós enquanto equipe também, a gente aprende muita coisa com elas e sentimos o resultado através dos depoimentos, da alegria, do olhar de felicidade que a gente vê.”
“O nosso trabalho é a reabilitação física do pós-operatório, mas é praticamente impossível separar o físico do emocional então temos a parceria com uma psicóloga. Participar desse grupo para mim, além de reabilitar, fazer com que a paciente volte os movimentos anteriores, a gente ganha muito como experiência de vida, porque é o principal na vida de uma mulher, a garra, a força”, complementa Rose Reis, fisioterapeuta do Centro Viva a Vida.

A força do grupo

Maria Marlene de Miranda conta que no começo, lidar com o câncer foi difícil. “ Depois que entrei para o grupo aprendi a lidar mais com a situação, a questão da autoestima, da família e do grupo fortalecendo em tudo. O evento está sendo muito interessante, dificilmente a gente encontra um grupo que atua no setor público, é a primeira vez que vejo o tema câncer de mama em um evento.”

Há quatro meses no grupo, Maria da Conceição Campos achou muito gratificante, participar do seminário. “Porque a gente vê em outros lugares e a realização desse evento aqui é bom para dar mais conhecimento, porque numa situação dessa a gente fica muito emotiva, precisando de apoio.”

“Esse evento para mim tá sendo muito proveitoso, porque está dando para tirar algumas dúvidas. Para mim, é primeiramente Deus e depois o grupo, porque recebemos apoio moral, temos troca de experiência, temos nosso momento de lazer, festividades, de partilhar sofrimentos e buscar uma na outra o amparo que às vezes a gente não tem em casa”, relata Ivânia da Silva. Selma Alves Faria comentou que “esse encontro está trazendo um benefício enorme para mim, tive câncer e até então eu não estava bem resolvida sobre ele, mas agora tenho encontrado umas respostas que eu não tinha, está sendo bem proveitoso para mim.”

Galeria de fotos

[fbalbum url=”https://www.facebook.com/media/set/?set=a.969821409698786.1073741842.709360412411555&type=3″]

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support