Em sua 13ª edição, o Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas será realizado pela primeira vez no campus avançado de Governador Valadares entre os dias 05 e 06 de dezembro. A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF com o objetivo de incentivar a inclusão social e valorização da pessoa com deficiência na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (6/12).
No campeonato serão avaliadas diversas categorias, que contemplam atletas do nível iniciante ao avançado, divididos em casais formados por um competidor com deficiência física (cadeirante) e outro sem deficiência (andante) ou por duas pessoas com deficiência física que utilizam a cadeira de rodas. Uma novidade no campeonato deste ano será a demonstração dos ritmos Standard, conjunto de ritmos que ainda não foram implementados no campeonato brasileiro como a valsa, valsa vienense, quick step, foxtrot lento e tango.
Em paralelo ocorre também a 13ª Mostra Nacional de Dança Artística em Cadeira de Rodas, em que bailarinos apresentarão suas coreografias temáticas. Os dois eventos são gratuitos, abertos ao público e serão realizados no dia 05 de dezembro, a partir das 19h, no Clube Filadélfia localizado na R. Israel Pinheiro, 1315, bairro São Pedro em Governador Valadares.
O secretário-geral da CBDCR, José Guilherme Almeida reforça a importância de se pensar o tema na sociedade atual. “O Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas é um evento único, que valoriza a inclusão e a diversidade na técnica e na arte da dança esportiva, uma modalidade ainda pouco conhecida no Brasil entre os esportes, mas com importante difusão no segmento das pessoas com deficiência.”
Programação científica
Como programação paralela o 3º Encontro de Pesquisadores de/em Dança de Cadeira de Rodas será realizado no dia seguinte, 6 de dezembro, a partir das 10h. O evento tem a expectativa de contribuir para o desenvolvimento científico da inclusão esportiva, artística e social, a partir do debate proposto pelas duas mesas redondas que compõem a programação do evento.
A primeira será realizada entre 10h30 e 12h com o tema “Os caminhos da pesquisa em dança de cadeira de rodas no Brasil” com a participação de pesquisadores renomados na área, como a profª Drª Eliana Lucia Ferreira, profª Ms. Soyane Vargas do Bonfim, Prof. Esp. José Guilherme Almeida, profª Ms. Maria do Carmo Freitas e prof. Alessando de Freitas.
Entre 13h30 e 15h a segunda mesa “Os caminhos da prática da dança em cadeira de rodas no Brasil” encerra as atividades trazendo a vivência de bailarinos que atuam no segmento em todo Brasil como Luciene Rodrigues Fernandes (Grupo Roda Vida/ PB), Liliana Andréa Martins Almeida (Cia Cadências/ PE), Alexandre Las (Studio Las Cia de Dança/SP), Ronie Charles de Lima (Loucurarte Cia de Dança/SE), Sônia Massoud (Cia Independente de Dança em Cadeira de Rodas / PA) e Cintia Lima (Associação Solidariedança/SP).