13º Campeonato de Dança em Cadeira de Rodas será promovido em Valadares

publicado em 01 12 2014

Campeonato de DCR em São Paulo

Campeonato de DCR em São Paulo

Em sua 13ª edição, o Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas será realizado pela primeira vez no campus avançado de Governador Valadares entre os dias 05 e 06 de dezembro. A iniciativa é uma promoção do Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF com o objetivo de incentivar a inclusão social e valorização da pessoa com deficiência na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (6/12).

No campeonato serão avaliadas diversas categorias, que contemplam atletas do nível iniciante ao avançado, divididos em casais formados por um competidor com deficiência física (cadeirante) e outro sem deficiência (andante) ou por duas pessoas com deficiência física que utilizam a cadeira de rodas. Uma novidade no campeonato deste ano será a demonstração dos ritmos Standard, conjunto de ritmos que ainda não foram implementados no campeonato brasileiro como a valsa, valsa vienense, quick step, foxtrot lento e tango.

Em paralelo ocorre também a 13ª Mostra Nacional de Dança Artística em Cadeira de Rodas, em que bailarinos apresentarão suas coreografias temáticas. Os dois eventos são gratuitos, abertos ao público e serão realizados no dia 05 de dezembro, a partir das 19h, no Clube Filadélfia localizado na R. Israel Pinheiro, 1315, bairro São Pedro em Governador Valadares.

O secretário-geral da CBDCR, José Guilherme Almeida reforça a importância de se pensar o tema na sociedade atual. “O Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas é um evento único, que valoriza a inclusão e a diversidade na técnica e na arte da dança esportiva, uma modalidade ainda pouco conhecida no Brasil entre os esportes, mas com importante difusão no segmento das pessoas com deficiência.”

 Programação científica

Como programação paralela o 3º Encontro de Pesquisadores de/em Dança de Cadeira de Rodas será realizado no dia seguinte, 6 de dezembro, a partir das 10h. O evento tem a expectativa de contribuir para o desenvolvimento científico da inclusão esportiva, artística e social, a partir do debate proposto pelas duas mesas redondas que compõem a programação do evento.

A primeira será realizada entre 10h30 e 12h com o tema “Os caminhos da pesquisa em dança de cadeira de rodas no Brasil” com a participação de pesquisadores renomados na área, como a profª Drª Eliana Lucia Ferreira, profª Ms. Soyane Vargas do Bonfim, Prof. Esp. José Guilherme Almeida, profª Ms. Maria do Carmo Freitas e prof. Alessando de Freitas.

Entre 13h30 e 15h a segunda mesa “Os caminhos da prática da dança em cadeira de rodas no Brasil” encerra as atividades trazendo a vivência de bailarinos que atuam no segmento em todo Brasil como Luciene Rodrigues Fernandes (Grupo Roda Vida/ PB), Liliana Andréa Martins Almeida (Cia Cadências/ PE), Alexandre Las (Studio Las Cia de Dança/SP), Ronie Charles de Lima (Loucurarte Cia de Dança/SE), Sônia Massoud (Cia Independente de Dança em Cadeira de Rodas / PA) e Cintia Lima (Associação Solidariedança/SP).

Outras informações no site do evento.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support