Campanha “Natal da Inclusão” recolhe doações

publicado em 24 11 2015

Arte-natal-da-inclusão 2O Natal é aquela típica data que reforça a solidariedade e reaviva em cada um de nós as esperanças para o ano que está por vir. Infelizmente, não são todos que possuem a possibilidade de vivenciar um natal pleno. Dessa maneira, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Ngime/UFJF) se mobiliza para fazer com que esta data seja alegre para crianças carentes, por meio da “Campanha – Natal da Inclusão”.

A finalidade da “Campanha Natal da Inclusão” é promover para as crianças da Escola Municipal Jovita Montreuil Brandão, no dia 16 de dezembro, uma tarde interativa e diferente. A equipe do Ngime/UFJF pretende fazer desse dia um momento de lazer e aprendizado. Para atingir o objetivo serão realizadas atividades físicas inclusivas e lúdicas, haverá um momento para lanche e no final da tarde acontecerá a entrega de presentes para as crianças entre três e 12 anos.

De acordo com a Coordenadora do Ngime/UFJF, Eliana Lucia Ferreira, o grupo de pesquisa participa de ações de campanhas de natal desde 2013 quando eram realizadas sobre a coordenação do professor Flávio Iassuo Takakura. A diferença da ação deste ano é a procura de algumas escolas interessadas pelo apoio do grupo, para atuação com crianças carentes. “A partir de uma análise, os pesquisadores do Ngime/UFJF optaram por atender a escola selecionada pelo fato de ser localizado numa comunidade carente e debilitada de projetos sociais”.

Eliana destaca também a importância de atuar em projetos como esse para o grupo que trabalha com a diversidade e a inclusão social em seus diferentes âmbitos. “Atualmente o Ngime/UFJF desenvolve um novo projeto que discute a pobreza no Brasil. Portanto, nos encontramos muito sensibilizados pela possibilidade de ações que se estendam a comunidade em geral”.

Para o sucesso da campanha o Ngime/UFJF estará arrecadando doações de brinquedos novos, refrigerantes, sucos e biscoitos até o dia 11 de dezembro. Para as pessoas que estiverem interessadas em ajudar os postos de recolhimento serão:

Prédio Ngime – Faculdade de Educação Física e Desportos (UFJF) – Em frente à pista de Atletismo;

Biblioteca Central – Prédio da Reitoria da UFJF;

Central de Atendimento – Prédio da Reitoria da UFJF.

Outras informações

A Escola Municipal Jovita Montreuil Brandão fica localizada no Residencial Parque das Águas, no Bairro Jardim Cachoeira, na Zona Norte. Inaugurada em 16 de outubro de 2014 a escola tem capacidade para promover atividades educativas à aproximadamente 300 alunos com idade entre três e 12 anos.

Telefone Ngime: 2102-3283 / 2102-3293

E-mail: comunicacao@ngime.ufjf.br