Coordenadora do NGIME/UFJF participa de reunião em Portugal sobre esportes comparados

A professora Eliana Lúcia Ferreira, coordenadora do NGIME – Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino e Distância da UFJF, participou na última semana, da reunião da ISCPES -Associação Internacional para Educação Física Comparada e Desportos, sediada neste ano na Universidade do Porto, em Portugal.

Durante o encontro, que reuniu representantes da Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, China, Macau, Portugal e Eslováquia foram discutidos os projetos e estratégias futuras da instituição para os próximos anos.

Dentre as várias atividades do encontro, destaca-se a recepção aos participantes pelo vice-prefeito da cidade lusa de Viana do Castelo para uma visita a alguns projetos locais que são exemplos para todo o mundo e a apresentação de quatro grandes centros de treinamento de esportes olímpicos e paralímpicos (vela, remo, surfe e canoagem), que além de formarem grandes atletas, proporcionam lazer para a população local.

Ainda durante a reunião, a coordenadora do NGIME/UFJF, a prof.ª Eliana Ferreira, foi anunciada como a líder nas pesquisas do esporte comparado para a América Latina, o que reforça e destaca a atuação do NGIME em pesquisas e parcerias com instituições internacionais.

Para a professora Eliana, esta posição dentro da instituição eleva a responsabilidade do NGIME/UFJF e de seus pesquisadores no papel mundial da educação física comparada. “Pensar em ações a nível mundial, é necessário que nós do núcleo entendamos as diferenças corporais, culturais e sociais das diversas nações para que possamos montar planos estratégicos de forma que sejam abrangentes a todos os povos”, destacou.

Evento em 2020

A professora também adiantou que as conversas para que o Brasil como um dos representantes da América Latina dentro da instituição, poderá sediar no próximo ano o Encontro Mundial da Educação Comparada e, com a realização de um evento científico tendo o NGIME como o organizador do evento.

Dentro desta perspectiva, o NGIME/UFJF já se adianta e convida aos estudiosos da área interessados em trocar experiências e aprofundar o conhecimento a procurar o núcleo para o desenvolvimento de linhas de pesquisa que possam ser apresentadas no evento.

E-mail: eliana.ferreira@ufjf.edu.br

Tel: (32) 2102-6362 (NGIME/UFJF)