Balanço positivo no encerramento da reunião dos professores do curso de Audiodescrição

publicado em 21 02 2014

Professores e equipe de apoio do curso em encerramento de reunião

Professores e equipe de apoio do curso em encerramento de reunião

Foi encerrada hoje, no Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância, no campus da UFJF a reunião com todos os professores que ministrarão disciplinas no curso de Especialização em Audiodescrição, que terá início em março. Inédito no país, o curso será promovido pela Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Durante o encontro, que teve início na quinta-feira (20) à tarde e se estendeu até sexta-feira (21) durante todo dia, os professores puderam estar em contato uns com os outros e aprender mais sobre o funcionamento do Moodle, a plataforma de ensino a distância na qual o curso será desenvolvido. Sob supervisão do prof. Manoel Araújo Filho, que transmitiu os conhecimentos de como ministrar disciplinas na plataforma virtual, os professores tornaram-se alunos atentos e curiosos.

 “Para mim, o que muda é a concepção de como dar aula, não é mais aquele processo de entrar na sala de aula, apresentar o Power Point para os alunos e começar uma discussão. Agora isso tudo vai ser transportado para o ambiente virtual, é um aprendizado que teremos que ter”, como explica a prof.ª Drª Vera Santiago.

Capacitação para a inclusão de pessoas com deficiência é o objetivo maior do curso, que também conta no seu quadro de docentes com dois professores que possuem deficiência visual. Naturais de São Paulo, os professores Cristiana Cerchiari e Laercio Sant’Anna vão dar suas contribuições ao curso, ministrando as disciplinas “Inclusão Cultural das pessoas com deficiência e os diferentes públicos da audiodescrição” e “Princípios da Acessibilidade”, respectivamente.

“Adorei o encontro, aprendi muito com todos os profissionais, que têm formações tão diferentes. Foi muito importante para conhecermos o funcionamento do curso e para a disseminação da audiodescrição no Brasil”, comenta Cristiana. Laercio Sant’Anna também teve uma visão positiva desse primeiro encontro. “Foi maravilhoso, começamos a formatar um padrão para o curso e é uma excelente proposta trabalhar com o Moodle, o melhor produto que temos, aberto e acessível’, define.

A profª Drª Lívia Motta, coordenadora do curso fez um balanço positivo do encontro. “Foi muito positivo, os professores estão animados, motivados e gostaram muito da acolhida da UFJF. A expectativa com relação ao curso é alta, os alunos estão bastante animados e acreditamos que será um grande passo para a audiodescrição, pois o curso vai abordar vários tipos, contextos e gêneros com aplicação em museus, teatros, cinema, televisão. Ou seja, vai ser uma chance de aprofundamento de aplicação da audiodescrição em todos esses ambientes. Também temos que prestar nossos cumprimentos à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que está nos dando total apoio”, finaliza.

A aula inaugural do curso será realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no dia 20 de março.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support