Aula magna da pós-graduação em Dança em Cadeira de Rodas tem recorde de participantes

publicado em 23 03 2021

Foi com a presença de todos os cem alunos da pós-graduação em Dança em Cadeira de Rodas, que o curso pioneiro no mundo sobre esta temática realizou neste último sábado(20), a sua primeira aula on-line.

A aula Magna mediada pela coordenadora do curso, referência nacional e internacional na área, com diversos cursos e pesquisas realizadas e passagem pela Confederação Brasileira de Dança em Cadeira de Rodas – CBDCR, a Profª. Drª. Eliana Lucia Ferreira – FAEFID/UFJF foi proferida no primeiro momento pela Profª. Drª. Maria Beatriz Rocha Ferreira – UNICAMP, que trouxe toda a trajetória cronológica desta modalidade no Brasil e apontou fatos de extrema importância sobre a constituição, divulgação e desenvolvimento da dança em cadeira de rodas nas diversas regiões brasileiras.

Sua fala ainda destacou a relação da modalidade com a Antropologia e com a teoria da Figuracional de Nobert Elias, o histórico da DCR no Brasil e ainda diversas  interlocuções das pesquisas nacionais, destacando o alcance da modalidade no país.

No segundo momento, a aula ficou por conta do renomado professor e coreógrafo, Prof. Dr. Konstantin Vasilyev, presidente da Federação de Dança em Cadeira de Rodas da Russia, que apresentou a linha histórica da modalidade no mundo, desde o início em 1975 até os dias atuais, apontando os caminhos dos campeonatos mundiais, além de destacar a técnica da modalidade esportiva.

A tradução da palestra foi realizada pelo Prof. Dr. Philippe Devloo – UNICAMP, que se prontificou a colaborar espontaneamente.

No final de cada um dos momentos, os convidados responderam diversos questionamentos dos alunos, o que enriqueceu ainda mais o conteúdo da aula.

Para a aluna do curso, Sandrine Monte Assis, a participação do professor russo Kontantin foi muito enriquecedora. “A aula magna com o professor Konstatin trouxe um significado ainda maior sobre a Dança em Cadeira de Rodas. Toda a experiência compartilhada por ele, ampliaram as ainda mais os conceitos acerca da dança em cadeira de rodas”.

Segundo Luciene Fernandes, presidente da CBDCR, este curso foi esperado por muitos anos, e que não há palavras para agradecer à UFJF pelos esforços para a sua realização. “Estávamos a muito tempo aguardando este curso que é pioneiro no mundo e nos coloca em lugar de destaque. Quero muito agradecer à UFJF pelo empenho em iniciar o curso, mesmo neste momento difícil que passamos no mundo com uma pandemia”.

Já a coordenadora do curso, Profª. Eliana Ferreira, aponta que neste momento de pandemia, lançar um curso on-line só foi possível pela experiência que o NGIME/UFJF desenvolveu ao longo dos últimos anos na docência a distância e com a cooperação de muitos profissionais que abraçaram o projeto. “Desenvolver um curso tão especifico como este, ter a participação de renomados professores, com cem alunos de todas as regiões do Brasil, e ainda contar com cooperação de profissionais do NGIME/UFJF gratuitamente, só é possível porque estamos atuando num momento onde é necessário privilegiar a inclusão educacional” destacou.

Atividades futuras

Novas aulas síncronas como esta com a participação de professores nacionais e internacionais serão realizadas no decorrer do curso para que apesar de ser um curso a distância, os alunos possam tem este contato mais direto com os docentes e a coordenação do curso.