Audiodescrição atua na promoção do acesso à cultura

publicado em 21 11 2013

teatroNa expectativa de capacitar profissionais a fazer uso das mais avançadas tecnologias, para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência visual e também pessoas com outras limitações a produções culturais como programas de televisão, filmes e espetáculos teatrais, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abre inscrições para o Curso de Especialização em Audiodescrição.

Essa oferta partiu de uma demanda detectada no 2º Encontro de Audiodescrição, promovido pela Universidade em dezembro do ano passado, que constatou a carência de audiodescritores no país. Sua realização foi possibilitada após assinatura de convênio entre a UFJF e a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visando atender à política nacional sobre acessibilidade da pessoa com deficiência, como previsto no Decreto Federal 5296/2004, artigo 53; e à Portaria do Ministério das Comunicações número 310/2006, alterada pela portaria 188/2010, que legisla sobre temas relativos à promoção da acessibilidade através da audiodescrição no serviço de rádio e difusão de sons e imagens e serviços de retransmissão de televisão.

O curso, semi-presencial será coordenado pela Profa. Dra. Eliana Lúcia Ferreira e pela Dra. Lívia Maria Villela de Mello Motta. Após formado, o profissional pode atuar nos mais diversos contextos e ambientes culturais, educacionais e corporativos.  São oferecidas 50 vagas para todo o Brasil.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support