Audiodescrição

O curso de Especialização em Audiodescrição, pioneiro no Brasil, tem como público-alvo, comunicadores, artistas, roteiristas e profissionais em geral, interessados em fazer a descrição narrativa de produtos audiovisuais, promovendo, assim, maior acessibilidade cultural e qualidade de vida para pessoas com deficiência visual.

Com carga horária de 360h, o curso é oferecido gratuitamente na modalidade semipresencial, com encontros presenciais ao fim de cada período. A gestão de todo o curso é feita pelo NGIME/UFJF, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Em agosto de 2015, foi a formatura da 1ª turma, que colocará no mercado 50 profissionais capacitados para lidar com a implantação do recurso de audiodescrição pelo Brasil afora, auxiliando na acessibilidade de pessoas com deficiência visual em apresentações culturais como shows, espetáculos, peças teatrais, cinemas, museus e outros.

CRONOGRAMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Audiodescrição

13 a 15 de Dezembro 2012
O 2º Encontro Nacional de Audiodescrição é uma realização da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República.
O evento, promovido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) contará com palestras e oficinas . Na ocasião, também será realizado o 3º Encontro de Acessibilidade.
O objetivo do Encontro é alavancar os trabalhos de audiodescrição, como uma atividade que transforma o visual em verbal, abrindo possibilidades maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. Almeja-se disseminar o conceito de audiodescrição, discutir, analisar e oferecer oportunidades de
prática aos participantes, para que entendam a relevância e os benefícios que o uso do recurso propicia para pessoas com deficiência visual.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (GIME), até o dia 30 de novembro. São esperados cerca de 200 participantes, entre estudantes e profissionais de comunicações, professores e representantes das redes pública e privada, e outros interessados. Ao final será emitido certificado de participação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *