Atividade Física ajuda no tratamento do autismo

publicado em 18 07 2012

As tardes de terça e quinta-feira têm sido especiais para as crianças com autismo em Juiz de Fora. O Gime criou há dois meses o projeto “Atividade Física para autistas”, idealizado pela professora Eliana Ferreira, no intuito de dar suporte às crianças com autismo, proporcionando a prática de atividades físicas, para o desenvolvimento das habilidades motoras e também como um espaço de socialização e interação.

Todos os participantes têm o acompanhamento de professores e a supervisão dos pais. Meninos e meninas que antes não tinham opção agora ganham mais um espaço para interagir e desenvolver atividades saudáveis em Juiz de Fora.

A principal característica do autista é a inabilidade em se relacionar e se comunicar com outras pessoas, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Não existe medicação e nem tratamento específicos para o transtorno autista. O sucesso do tratamento depende exclusivamente do empenho e qualificação dos profissionais que se dedicam ao atendimento destes indivíduos.

O Projeto

Arthur, Pedro Paulo e outras crianças com idade entre três e nove anos, vão à Faculdade de Educação Física, duas vezes por semana, acompanhadas de seus pais, para a prática de atividades físicas, entre elas ginástica, circuitos, caminhadas, que são sugeridas e acompanhadas pela professora Flávia Alves, responsável pelo projeto, e também pela bolsista Inara Silva e a voluntária Verônica Barreto.

“Eu me prontifiquei a participar do projeto, porque acredito no trabalho. Aqui buscamos uma ligação afetuosa com a criança para desenvolvermos a socialização”, esclarece a professora Flávia Alves.

O apoio e incentivo dos familiares são fundamentais para todas as crianças, mais ainda para autistas. Um dos objetivos do tratamento para o autismo é ajudar as famílias a lidarem com ele, entendendo que seus filhos têm algumas limitações, mas não são limitados.

Dentro dessa visão, no “Atividade Física para autistas”, os pais, além de observarem seus filhos, participam de algumas atividades. “Eles amam… Ficam mais animados do que quando vão para a escola. Damos continuidade em casa, a família é fundamenta”, diz Fabíola Torres, mãe de Bruno e Arthur, participantes do projeto.

Resultados e metas

Mesmo com o pouco tempo de funcionamento, já é possível notar resultados positivos desse trabalho. Crianças que no início não subiam sozinhas em nenhuma altura, hoje pulam na cama elástica, demonstrando uma melhora não só no equilíbrio, mas também em auto-estima. “A atividade melhorou muito a autoestima dele… A ideia de tratamento é negativa, aqui não, ele se sente como um atleta, está mais solto e gosta muito. Até contou para os amiguinhos na escola”, comenta Raquel Reis, mãe de Pedro Paulo que estava com subnutrição quando entrou no projeto e já engordou dois quilos.

Arthur participa do projeto

De acordo com a professora Flávia, o projeto deverá crescer ainda mais, aumentando o número de crianças e dias de atendimento.

O projeto “Atividade Física para autistas” é realizado Terças e Quintas-feiras às 14h na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. Os pais interessados devem entrar em contato pelo número: 21023283.