Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar prorroga inscrições

publicado em 09 02 2015

gincanaaa

Alunos com deficiência visual praticam atividade física

Professores e profissionais que atuam com pessoas com deficiência e têm interesse em se aperfeiçoar na produção de recursos e estratégias de acessibilidade voltados para prática da atividade física no ambiente escolar têm até o dia 28 de fevereiro para se inscrever no Curso de Aperfeiçoamento em Acessibilidade na Atividade Física Escolar, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF.

Em sua nona versão, o curso é promovido na modalidade a distância para professores da rede pública e profissionais de todo Brasil. Faz parte do Programa da Rede de Formação Continuada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), sendo oferecido gratuitamente para os profissionais em busca de atualização. O curso tem início em março e previsão de término em agosto de 2015.

As inscrições devem ser feitas com preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e envio imediato pelos Correios da documentação solicitada, que pode ser conferida abaixo. Esses pré-requisitos são essenciais para efetivação da matrícula no curso. Não serão recebidos documentos escaneados por e-mail, apenas os enviados pelos Correios.

Lembramos que os candidatos que fizeram inscrição no ano passado para o curso de APF com o nome de “Aperfeiçoamento em Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência” com início previsto para outubro de 2014 e que enviaram toda a documentação correta pelos Correios, serão devidamente matriculados no curso de APF que agora tem o nome de “Acessibilidade  na Atividade Física Escolar”. Aos que fizeram a inscrição, porém perderam o prazo de envio dos documentos, favor fazê-lo para a efetivação da matrícula.

NGIME

Com sede na Universidade Federal de Juiz de Fora, o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGIME) é referência no país em estudos que contemplam a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Desde 2007, através de convênios com órgãos de educação brasileiros, oferece cursos de aperfeiçoamento, especialização e extensão na modalidade a distância, alcançando alunos em todo Brasil.

A coordenadora geral do NGIME, Profª Eliana Lucia Ferreira, que atualmente ocupa o cargo de Coordenadora-Geral da Política Pedagógica da Educação Especial no MEC, acredita que o curso tem sido de vital importância para promover os direitos da pessoa com deficiência. “Pela comodidade de ser oferecido a distância, o curso tem contribuído para a capacitação de profissionais por todo Brasil auxiliando na efetividade da implantação das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência”.

A coordenadora pedagógica do curso, Carolina Lessa Cataldi, explica que o curso aborda o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem auxiliar professores de quaisquer áreas de conhecimento a refletirem e a reconstruírem a sua forma de ensinar. “O curso propicia aos profissionais conhecer um pouco mais a respeito das deficiências e suas possibilidades de inclusão principalmente no meio escolar. Os conteúdos contemplam o processo da inclusão e as consequências geradas por este, o que influencia diretamente a prática dos profissionais envolvidos principalmente no meio educacional.”

Lista de documentos exigidos:

– Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso) ou declaração atualizada de conclusão de curso de graduação;
– Fotocópia do protocolo de solicitação de registro de diploma;
– Fotocópia do documento de identidade;
– Fotocópia do CPF;
– Fotocópia da certidão de nascimento ou casamento.

Os documentos devem ser enviados de imediato para o endereço abaixo:

Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)
Núcleo Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGIME)
Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Universitário s/n – Martelos
CEP: 36036-900 Juiz de Fora – MG