Alunos participam de Aula Inaugural dos cursos a distância

publicado em 10 12 2012

Cerca de 200 alunos dos cursos de Graduação em Educação Física e da Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência, ambos da modalidade a distância, participaram, no último sábado, dia 08, da aula inaugural na UFJF.

As atividades da Aula Inaugural começaram às 7h30, com um café da manhã no Restaurante Universitário (RU), e às 9h30 os alunos foram recepcionados  pelo Magnífico Reitor da UFJF, Professor Henrique Duque. Logo após o almoço, servido também no RU, os discentes do curso de Educação Física, graduação e especialização, participaram do Encontro com os Coordenadores de Curso.

De acordo com a Coordenadora dos Cursos a Distância do curso de Educação Física, Eliana Ferreira, este momento é de suma importância para troca de experiências e para o encontro entre alunos, professores, coordenadores e tutores. “O Curso de Educação Física não tem medido esforços para melhorar a qualidade do ensino”, acrescenta.

O ensino a distância é presente

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 180 milhões de habitantes, com mais de 5.500 municípios, com grandes diferenças regionais. E assim essas características implicam desafios educacionais.

Nesse contexto, a Educação a Distância (EAD) aparece como uma forma de democratizar o ensino, ampliando e interiorizando a oferta por cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento, entre outros.

A Educação a Distância (EAD) já é uma realidade no Brasil. Dados do MEC revelam que um em cada cinco novos estudantes de graduação optam pela EAD.

De acordo com dados do último censo, de 2010, quase um milhão de brasileiros encontravam-se matriculados em um curso superior a distância, ou seja, 15% do total de estudantes.  Além disso, os alunos que ingressaram em cursos superiores na modalidade a distância tem mostrado melhor desempenho do que os estudantes que fazem o mesmo curso da maneira presencial, segundo os últimos resultados do ENADE (exame do MEC que avalia o Ensino Superior).

E com o aumento na oferta a preocupação com a qualidade também aumenta. De acordo com a professora Eliana Ferreira.

Educação a distância no Brasil

De acordo com o Censo da Educação 2010, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os cursos superiores a distância atingiram a marca de 930.179 matrículas no país. Ainda de acordo com este relatório 46%  dos cursos superiores eram voltados à licenciatura, 29% para o Bacharelado, 25% para o tecnológico. Nos cursos presenciais, a situação é oposta, com 73% das matrículas para bacharelado e 17% para licenciatura.