Alunos dos polos de Minas e São Paulo finalizam curso no VII Encontro EaD

publicado em 19 06 2019

O VII Encontro EaD, realizado entre os dias 14 a 16 de junho na UFJF, recebeu mais de 80 alunos, de diversos polos espalhados por Minas e São Paulo para a apresentação de trabalhos de finalização de curso da 8ª turma do curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas para pessoas com Deficiência, promovido pela Faculdade de Educação Física da UFJF em parceria com o NGIME..

Tendo como público-alvo do curso professores da rede básica de ensino os trabalhos, em sua maioria, apresentaram soluções práticas para a inclusão em sala de aula ou outros espaços, como tênis de mesa para pessoas com paralisia cerebral, surf adaptado, natação para crianças autistas, uso de games em prática de dança para pessoas com Síndrome de Down e muitas outras abordagens.

O coordenador do curso, Rodrigo de Magalhães Viana fez um balanço geral das apresentações. “Foram temáticas muito ricas e estamos muito satisfeitos com a qualidade dos trabalhos, acredito que vamos cumprir dessa forma o propósito do Ngime que é capacitar para promover a inclusão de pessoas em todos os ambientes, principalmente na escola.”

A aluna Jaqueline Marinho da Silva mora em Manaus, fez o curso no polo de Governador Valadares e enfrentou uma longa viagem somente para participar do encontro. “Enriqueceu muito minha prática, trabalho com alunos com deficiência na escola e em uma associação da qual participo e este tipo de conhecimento é muito difícil de encontrar na minha cidade, vai me ajudar bastante.”

Já o aluno Rodrigo Silva Nascimento apresentou uma abordagem nova e propôs o uso de games para simular movimentos de dança e ensinar alunos com deficiência a praticar essa atividade, como forma de entretenimento, socialização e esporte. Seu trabalho foi muito bem avaliado pela professora Eliana Lucia Ferreira, que se disse impressionada e planeja formas de aproveitar essa ideia para outras práticas, como a dança em cadeira de rodas. “Foi um prazer ser avaliado pela professora e fico feliz de contribuir com a inclusão, a partir desse método.”

Felipe Soares Pedroni trouxe no seu trabalho uma possibilidade não só de inclusão, mas também com viés de ressocialização ao propor atividades físicas para alunos com deficiência de centros socioeducativos. “Quis mostrar que o esporte, principalmente as modalidades coletivas, pode ajudar esses alunos a superar conflitos, socializar e vencer o vício de drogas, muito comum entre eles.”

O encontro reforçou a importância de pensar a inclusão na escola, consolidando todo o trabalho que o Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (Ngime) da UFJF realiza há mais de 10 anos.

“São inúmeras contribuições que as pesquisas apresentadas trazem para a sociedade. A partir de olhares múltiplos e diversos, a inclusão pode ser trabalhada de diferente maneiras e esses 80 alunos saem daqui capacitados para levar a inclusão verdadeira para escolas e espaços onde atuam”, conclui a professora Eliana, coordenadora geral do curso.

Oficinas

Durante o encontro oficinas práticas foram realizadas, com temas diversos como goaball e bocha adaptada, dança em cadeira de rodas, corrida de rua para deficientes visuais e modalidade esportivas em cadeiras de rodas. Todas as oficinas foram muito elogiadas, a última inclusive, foi ministrada pela Técnica da Seleção Brasileira de Handebol em Cadeira de Rodas, Gévelyn Almeida. Ela é formanda do curso e sua apresentação, inédita, propôs uma nova classificação funcional com objetivo de transformar o handebol em cadeira de rodas em esporte paralímpico.

Canal Ngime

Como forma de aproveitar todo o potencial dos trabalhos, a professora Eliana inaugurou uma série exclusiva no Canal Ngime, “Boas Práticas da Inclusão”. Nesta série, professores apresentam suas ideias, surgidas através da pesquisa, para promover a inclusão na prática. Fique ligado, em breve divulgamos.

Álbum de Fotos no Facebook – Clique aqui!