Alunos da 1ª Especialização em Audiodescrição disseminam recurso pelo país

publicado em 18 06 2015

Aluna do curso capacita professores em Audiodescrição

Alunos do curso de Especialização em Audiodescrição, promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância da UFJF, já começam a fazer a diferença na sociedade. Com as técnicas aprendidas durante a realização do curso, que forma sua primeira turma no final do ano, alunos têm colocado em prática o recurso.

A Audiodescrição é um recurso de acessibilidade que visa incluir as pessoas com deficiência visual em programações culturais como teatro, dança, palestras, casamentos, entre outros, utilizando das palavras para descrever as imagens.

Um exemplo é o do servidor público Jorge Amaro de Souza Borges, com uma iniciativa na área educativa. Ele fez a tradução em audiodescrição da revista em quadrinhos “Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo”, da Casoteca de Gestão Pública. O material levanta a discussão sobre práticas discriminatórias relatando uma situação onde dois funcionários (um homem branco e uma mulher negra) que se apresentam como candidatos a determinado cargo. O trabalho completo com a audiodescrição pode ser acessado aqui.

Na área cultural, a aluna Lais Borges, integrante da companhia Das Los Grupo de Dança, foi responsável pela promoção do primeiro espetáculo de dança com audiodescrição de Goiânia com o título de RockinCorpo. Outras informações sobra a iniciativa podem ser conferidas aqui.

Já na área pedagógica, a aluna Cândida Abes, promoveu em Mato Grosso um curso de formação de professores, com o título “Noções Básicas de Audiodescrição”, em que dissemina o conceito entre os docentes.

A coordenação do curso parabeniza a todas as iniciativas e expressa enorme contentamento em ver como que os conhecimentos transmitidos durante o curso, têm possibilitando uma sociedade mais igualitária para as pessoas com deficiência visual.

O curso de Especialização em Audiodescrição da UFJF, único no Brasil, tem, como público-alvo, comunicadores, artistas, roteiristas e profissionais em geral, interessados em fazer a descrição narrativa de produtos audiovisuais, promovendo, assim, maior acessibilidade cultural e qualidade de vida para pessoas com deficiência visual.

Com carga horária de 360h, o curso é oferecido gratuitamente na modalidade semipresencial, com encontros presenciais na cidade de Juiz de Fora (MG) ao fim de cada período, num total de quatro encontros. A gestão de todo o curso é feita pelo NGIME/UFJF, em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Em breve, será lançado o edital para a nova turma do curso de Audiodescrição.  Faça sua pré-inscrição!