O curso é a distância, mas nossos corações estão todos conectados a um mesmo sentimento – a solidariedade – com este mote, o NGIME inaugurou, através da Campanha do Agasalho, a programação das ações de relacionamento previstas para a 7ª edição do Curso de Pós-Graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para pessoas com deficiência da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF.
A Campanha do Agasalho foi construída através do Projeto Conectados – no primeiro encontro presencial os alunos de todos os Polos tiveram a oportunidade de se conhecerem e interagirem através de videoconferência, e nesse momento foi feito um sorteio onde cada Polo sorteou um outro que passou a ser, automaticamente, seu afilhado e com o qual assumiu um compromisso público de interagir e colaborar durante os dezoito meses do curso.
Compromisso firmado, os alunos começaram a recolher agasalhos que seriam entregues durante o segundo encontro presencial, e posteriormente distribuídos às entidades assistenciais das cidades-sede dos Polos – afilhado ou padrinho – conforme havia sido definido previamente.
Sobre a campanha o aluno Ciro Santos, do Polo de Timóteo afirmou: “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito e a dignidade humana, sempre é bom ajudar a quem precisa, esse ano é um dos invernos mais frios e existem muitas pessoas que precisaram de nossa ajuda.”
Os agasalhos doados para a Campanha começaram a ser recolhidos no último final de semana, durante a realização do segundo encontro presencial realizado nos Polos de Apoio, e foi um grande sucesso, não só em quantidade de itens recolhidos, mas também pela participação e interação entre os alunos. As entregas das doações já começaram a ser feitas nas entidades das cidades-sede que os alunos escolheram.
Campanhas NGIME/2017
Mais do que um espaço para aprendizado e construção de novos saberes, nesta 7ª edição a Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência teve a preocupação de promover o relacionamento entre os alunos, através da troca de experiências e da participação em atividades comuns, por isso programou para este ano uma série de ações de cunho social, e também técnico para serem realizadas presencialmente.
Além da Campanha do Agasalho, que teve seu desfecho no último final de semana, também está programada para outubro a Campanha do Dia das Crianças, que terá como mote o slogan “ Doe um brinquedo – faça uma criança sorrir”. O princípio da Campanha é o mesmo – através da rede de relacionamentos criada com o “Projeto Conectados” os alunos irão promover uma corrente do bem para arrecadar brinquedos que serão entregues no dia 07 de outubro, véspera da semana do Dia das Crianças, para entidades localizadas nas cidades-sede dos Polos de Apoio, previamente definidas pelos alunos, que trabalhem com crianças carentes, ou em risco social.
CENAS E TEMAS – Seja Bem-Vindo a Minha Terra!
A Campanha Cenas e Temas tem como finalidade possibilitar aos alunos apresentarem sua terra e suas belezas, além de favorecer a interação e troca cultural entre as diversas cidades envolvidas no curso. A participação dos alunos nessa campanha é uma forma de fortalecimento dos compromissos firmados entre os polos, e ainda, irá servir para promover uma maior interação e sinergia entre as pesquisas e os pesquisadores
Cada aluno terá a possibilidade de encaminhar uma única foto retratando uma cena, ou um tema, representativo de sua terra ou de sua gente. As fotos recebidas irão compor um grande mural virtual que será instalado na página principal do site do CEAD. A condição para aceite é que ela seja significativa e não apresente erros que comprometam sua exposição – desfoque, tremidos, proporção ou enquadramento. Caso a foto seja recusada, o aluno terá a oportunidade de enviar uma nova foto.
A foto deverá ser produzida utilizando-se apenas dispositivos móveis – Smartphones, Tablets, Iphones ou Ipad’s. A esse novo modo de fazer fotografia é dado o nome de Mobgrafia, ou
fotografia produzida a partir de dispositivos móveis.
A CIDADE “ACESSÍVEL” QUE VOCÊ VÊ – Inclusão e Acessibilidade ao meu redor
O objetivo dessa campanha é promover a reflexão e a investigação dos alunos acerca dos recursos acessíveis – físicos, psicológicos, materiais, instrucionais ou outros – que os cercam em seu ambiente social ou profissional. Da mesma forma que na Campanha Cenas e Temas, essa também tem a preocupação de fortalecer o grupo e as pesquisas dele provenientes, contudo, essa tarefa será avaliativa, portanto, a participação será imprescindível pois será computada como tarefa de uma das disciplinas do curso.
Feita a análise, o aluno deverá fazer registro descritivo que demonstre a eficácia (ou não) do recurso acessível em questão, através de um vídeo de sessenta segundos que deverá ser gravado exclusivamente através de dispositivos móveis – Smartphones, Tablets, Iphones ou Ipad’s – e encaminhado para o e-mail institucional dos Tutores, acompanhado de um paper (uma lauda) contendo a análise técnica daquilo que foi retratado no vídeo.
A condição para o aceite do vídeo é que ele seja representativo do recurso acessível em questão, e que não apresente erros que comprometam sua exposição – desfoque, tremidos, proporção ou enquadramento. Caso o vídeo seja recusado, o aluno terá a oportunidade de re-fazê-lo e re-enviá-lo.
Fonte: NGIME/UFJF