Alunos da Especialização concluem o curso no III Encontro de Educação a Distância

publicado em 24 09 2012

Realizado pelo Grupo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (GIME) nos dias 21 e 22 de Setembro, aconteceu no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora o III Encontro de Ensino a Distância. Contando com presença de 120 alunos do curso de Especialização em Esportes a Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência dos pólos de Araxá, Buritis, Cubatão, Rio das Ostras, Sete Lagoas, Timóteo e Vitória, o evento, teve como objetivo de tornar públicas as pesquisas e ações desenvolvidas no curso de Especialização, discutindo os principais estudos, estratégias pedagógicas, metodológicas na área.

Além disso, foi uma oportunidade para que alunos, professores e tutores trocassem experiências. Entre as discussões, estavam os painéis “Dança em Cadeira de Rodas: Projeto de Arquitetura para um Centro de Treinamento” e “O Cuidar do Enfermeiro a Pessoas com Necessidades Especiais”, dos alunos Alexandre Siqueira do pólo de Cubatão, e Líliam Rodrigues Silva do pólo de Timóteo, respectivamente.

“O curso abriu o leque de possibilidades, e como pesquisador me ofereceu novos olhares. Foi uma oportunidade de agregar os meus valores aos valores transmitidos pelo curso e deixar registrado os anos de trabalho com a dança em cadeira de rodas e com a arquitetura”, afirma Alexandre.

Muitos alunos se inscreveram na especialização ainda com certa desconfiança do ensino a distância, mas ao fim do curso perceberam que apesar do caráter diferenciado, o comprometimento é o mesmo. “Antes eu achava que o ensino a distância não daria certo, mas o contato próximo com os tutores aproximou a relação entre professor e aluno e me fez sentir amparada”, completa.

No último dia de evento os alunos apresentaram seus trabalhos e receberam os certificados de participação.