Coordenadora do NGIME é a única representante brasileira em Conferência Mundial sobre Mulheres e Esportes

publicado em 26 06 2014

A ex-presidente do país, Tarja Halonen e a professora Eliana Ferreira

De 12 a 15 de junho, foi realizada em Helsinki, na Finlândia, a 6ª Conferência Mundial sobre Mulheres e Esporte. A Coordenadora do Núcleo de Inclusão, Movimento e Ensino a Distância (NGime), professora Eliana Ferreira, participou do evento, sendo a única representante brasileira na Conferência. De grande representatividade mundial, o evento contou com a presença da presidente da Finlândia, entre 2000 e 2012, Tarja Halonen.

A Conferência, que é realizada de quatro em quatro anos, teve como objetivo discutir a importância da educação no processo de emancipação das mulheres, principalmente por meio do esporte.

A professora Eliana Ferreira foi convidada, como pesquisadora educacional, para uma exposição durante a Conferência e falar sobre como o processo de emancipação das mulheres ocorrido no Brasil por meio dos cursos de Educação a Distância. De acordo com a pesquisadora, as mudanças só ocorrem por meio da educação e, no Brasil, com a EaD. “Nos últimos quatro anos, o número de alunos e cursos de graduação e especialização da UFJF aumentou significativamente, alcançando diferentes estados do país. E, a Educação a Distância permite esse alcance em um país de proporções continentais como o nosso, contribuindo também para esse processo de emancipação”, destaca Eliana Ferreira.

Participaram da Conferência cerca de 800 representantes de 100 países. Além de políticos, pesquisadores, educadores e estudantes, o evento em Helsinki contou com a participação de treinadores e de atletas, com o objetivo de promover o diálogo sobre a participação feminina nos esportes. O evento também marcou os 20 anos da criação do Grupo de Trabalho Internacional sobre Mulheres e Esportes.

Fonte: Site Cead