O ensino a distância um passo também para a acessibilidade

publicado em 09 05 2013

O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma população de mais de 180 milhões de habitantes, com mais de 5.500 municípios, com grandes diferenças regionais. E essas características implicam desafios educacionais.

Nesse contexto, a Educação a Distância (EAD) aparece como uma forma de democratizar o ensino, ampliando e interiorizando a oferta por cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento, entre outros.

aula presencial - 2A EAD já é uma realidade no Brasil. A Educação a Distância (EAD) está em processo de expansão e a tendência é que cresça ainda mais. Dados do MEC revelam que um em cada cinco novos estudantes de graduação opta pela EAD.  De acordo com dados do último censo, de 2010, quase um milhão de brasileiros encontravam-se matriculados em um curso superior a distância, ou seja, 15% do total de estudantes.

Um dos motivos que acelera o avanço desta modalidade de ensino é a apropriação das novas tecnologias atrelada ao processo de democratização do acesso ao ensino superior. De acordo com a Coordenadora de Tutoria dos cursos de pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Educação Física, Flávia Ceccom, a EAD contribui, e muito, para a acessibilidade e inclusão. “Este tipo de ensino leva o conhecimento para além de todas as barreiras”, completa.

Com o aumento na oferta a preocupação com a qualidade também aumenta. Os alunos que ingressaram em cursos superiores na modalidade a distância têm apresentado melhor desempenho do que os estudantes que fazem o mesmo curso da maneira presencial, segundo os últimos resultados do ENADE (exame do MEC que avalia o Ensino Superior).

Eliana Ferreira, Coordenadora dos Cursos a Distância da Faculdade de Educação Física.

De acordo com a Coordenadora dos Cursos a Distância da Faculdade de Educação Física, Eliana Ferreira, os Cursos a distância não tem medido esforços para melhorar a qualidade do ensino.

A história da Educação a Distância na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem sendo escrita desde a década de 1990. Os cursos de graduação e pós-graduação a distância são assessorados pelo Centro de Educação a Distância (Cead) e fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Todos estes cursos são gratuitos e mantêm o mesmo padrão de ensino dos cursos presenciais da Instituição. Em 2013 o número de alunos matriculados mais que dobrou em relação a 2008, e o número de pólos assistidos, hoje, soma 32. São 5791alunos matriculados, em um dos quatorze cursos de graduação e pós-graduação.

Apesar das diversas facilidades oferecidas pela modalidade a distância como flexibilidade de horário, atendimento personalizado para esclarecimentos de dúvidas, redução de custos com diárias e transporte, a coordenadora de tutoria Flávia Ceccon acredita que, ao contrário do que muitos pensam, na modalidade a distancia o nível de exigência é tão alto quanto na presencial.

Aula inaugural da Licenciatura em Educação Física, modalidade a distância.

A Universidade Federal de Juiz de Fora, através do GIME, oferece dois cursos à distância. O Curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência realizado pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (FAEFID/UFJF) em parceria com a Secretaria de Educação Especial (SEESP/MEC) tem carga horária de 180 horas, é totalmente financiado pelo Ministério da Educação, e oferecido à distância. A próxima turma tem previsão para o segundo semestre de 2013, e a pré-inscrição pode ser feita através do link http://www.ngime.ufjf.br/aperfeicoamento/curso/pre-inscricao.

O curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência também caracteriza-se na modalidade à distância, porém conta com alguns encontros presenciais no polos (Barroso, Boa Esperança, Buritis, Ilicinea, Ipanema, Lagoa Santa, Lavras, Timoteo, Tiradentes). O curso é gratuito, possui carga horária de 360h e a próxima turma está prevista para Setembro de 2013. No nosso site http://www.ngime.ufjf.br/especializacao/, encontram-se outras informações pertinentes.

Mais informações sobre os cursos a distância oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora estão no site www.cead.ufjf.br.