Vida e Saúde: Atividade Física para mulheres com câncer de mama

publicado em 24 10 2012

por Prof. Ms. Lívia Saço

Multiplicadas desordenadamente, as células cancerosas transformam-se e transformam o ser habitável – o câncer de mama é uma patologia que cada vez mais invade nosso tempo e nossos sentidos. O tratamento das neoplasias malignas consiste em: ressecções cirúrgicas, radioterapia, quimioterapia e hormonoterapia. Essas intervenções afetam não somente a célula maligna, como também as células de tecidos saudáveis, levando a uma série de debilitações, agudas e crônicas como mal-estar, perda de apetite, fadiga, depressão, hipotrofia muscular, diminuição da força e flexibilidade, perda da massa muscular, dor, disfunção articular no hemicorpo envolvido, linfedema, problemas respiratórios (SEIXAS; KESSLER; FRISON, 2010).

Nessa trajetória a mulher sofre inúmeros conflitos como medo, angustia, incertezas, constrangimentos entre outros… E acaba se isolando do meio social.

Em busca da mudança desse panorama, a atividade física tem sido apontada como uma das ações que se relacionam, de maneira positiva, a essa patologia, atuando desde a prevenção ou menor suscetibilidade a tal doença, até sua atuação benéfica nos indivíduos já acometidos por ela.

Visando esse benefício e observando o restrito número de trabalhos na área, foi criado o projeto de extensão Vida e Saúde, uma parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), com a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), que desde 2009 vêm propondo a da atividade física como processo reabilitacional biopsicossocial para esse grupo específico.

As atividades são desenvolvidas em grupo e busca-se trabalhar o fortalecimento muscular, exercícios respiratórios, exercícios de consciência corporal, independência nas atividades funcionais, exercícios aeróbios, além da socialização e do compartilhamento de experiência entre elas. Esse trabalho reabilita não somente a mulher que passou e que passa pelo câncer de mama, mas também, proporciona forças para vencerem essa etapa de suas vidas com mais saúde.
Em 2012 lançamos uma cartilha de recomendações e incentivo à prática de exercícios físicos para esse público em específico; de fácil compreensão, buscamos orientá-las sobre a melhor maneira de realizar os exercícios e esclarecimentos de dúvidas comumente relatadas por elas. Gratuita encontra-se disponível no site: www.ngime.ufjf.br, na FAEFID e no Hospital Ascomcer.

Cartilha de recomendações e incentivo à prática de exercícios físicos

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support