Objetivo

Forma na temática da Audiodescrição na escola, professores da educação básica com conhecimento prático e teórico, que possam utilizar a audiodescrição como recurso de acessibilidade e ferramenta pedagógica.

Modalidade e Duração

Carga horária: 180 horas.

Estrutura Curricular

 

Módulo

I

Princípios e Procedimentos do EaD

15h

Políticas Públicas de inclusão e Acessibilidade educacional

15h

Introdução à Audiodescrição

15h

Aplicações Educacionais da Audiodescrição

15h

Módulo

II

Audiodescrição de eventos escolares e atividades extra curriculares

15h

Audiodescrição de fotografias e obras de arte

15h

Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Ciências

15h

Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Geografia

15h

Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Matemática

15h

Audiodescrição de imagens no livro didático: Português: charges, cartuns, tirinhas e histórias em quadrinhos, Contação de histórias.

15h

Módulo

II

Orientação de trabalho de conclusão de curso na Audiodescrição

15h

Plano de ação pedagógica

15h

Carga Horária Total

180h

 

 

  • Princípios e Procedimentos do EaD 15

Ementa: Capacitar o aluno para conhecer, interagir e atuar no ambiente virtual de

aprendizagem.

 

  • Políticas Públicas de inclusão e Acessibilidade educacional 15

Ementa: Conhecer a política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva

 

  • Introdução à Audiodescrição 15

EMENTA: Estudo dos fundamentos e aspectos linguísticos da audiodescrição com ênfase nas técnicas de descrição e sumarização, incentivando o desenvolvimento do senso de observação e seleção de informações que sejam mais importantes para a ampliação do entendimento.

 

  • Aplicações Educacionais da Audiodescrição 15

EMENTA: Estudo do uso da audiodescrição como instrumento de mediação na escola, com foco nos possíveis usos nesse contexto como imagens no livro didático, uso de filmes em sala de aula, contação de histórias, eventos e outros.

 

  • Audiodescrição de eventos escolares e atividades extra curriculares. 15

Ementa: Estudo do uso da audiodescrição em eventos que fazem parte do calendário escolar tais como festas, exposições e outros, assim como atividades extra curriculares como visita a museus e outros espaços culturais.

 

  • Audiodescrição de fotografias e obras de arte. 15

EMENTA: Estudo sobre descrição de imagens estáticas para livros didáticos e outras mídias impressas e digitais, enfocando as especificidades da descrição de vários tipos de fotografias e obras de arte.

 

  • Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Ciências 15

EMENTA: Estudo sobre descrição de imagens estáticas para livros didáticos de Ciências, enfocando as especificidades da descrição de vários tipos de imagens tais como fotografias, desenhos, esquemas, gráficos e outros.

 

  • Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Geografia 15

EMENTA: Estudo sobre descrição de imagens estáticas para livros didáticos de Geografia, enfocando as especificidades da descrição de vários tipos de imagens tais como mapas, fotografias, desenhos, esquemas, gráficos e outros.

 

  • Audiodescrição de imagens no livro didático: livros de Matemática 15

EMENTA: Estudo sobre descrição de imagens estáticas para livros didáticos de Matemática, enfocando as especificidades da descrição de vários tipos de imagens tais como gráficos, esquemas, diagramas e outros.

 

  • Audiodescrição de imagens no livro didático: Português: charges, cartuns, tirinhas e histórias em quadrinhos, Contação de histórias 15

EMENTAS: Estudo sobre descrição de imagens estáticas para livros didáticos e outras mídias impressas e digitais, enfocando as especificidades da descrição de vários tipos de imagens, tais como: cartuns, charges, tirinhas, caricaturas e histórias em quadrinhos.

 

  • Orientação de trabalho de conclusão de curso na Audiodescrição. 15

EMENTA: Atividade extracurricular realizada sob a orientação sistemática de um professor orientador previamente indicado para esse fim.

 

  • Plano de ação pedagógica 15

EMENTA: Desenvolver rum plano de ação pedagógica, a partir dos conhecimentos e experiências vivenciadas, ao longo do curso, para o Audiodescrição nas salas de recursos multifuncionais.

 

BIBLIOGRAFIA:

Moran, José Manuel; Avaliação do Ensino Superior a Distância no Brasil, acessado em 14/07/13, http://www.eca.usp.br/moran/avaliacao.htm

MOTTA, L. M. V. Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo. 2016. Pontes Editora. Campinas.

MOTTA, L. M. V. Audiodescrição na Escola: Abrindo Caminhos para Leitura de Mundo. 2016. Pontes Editora. Campinas.

MOTTA, L. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Orgs.). Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010. (Disponível para download em: <http://www.vercompalavras.com.br/livro>).

RAMOS, P. Faces do Humor: Uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas: Zarabatana Books, 2011.

SANTAELLA, L. Leitura de Imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012. (Coleção: Como eu ensino).

SANTAELLA, L. Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Estratégias Semióticas da Publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2011.