9ª versão do curso de Aperfeiçoamento prorroga inscrições

publicado em 01 08 2014

Foram prorrogaead (1)das até o dia 15 de agosto as inscrições para o curso de Aperfeiçoamento em Atividade Física para Pessoas com Deficiência promovido pela UFJF. Realizado pelo Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, o curso oferecido gratuitamente na modalidade a distância, já está em sua 9ª cumprindo importante função social ao contribuir na efetivação de um política educacional inclusiva.

Desde sua primeira versão, em 2007 já foi responsável pela formação de mais de 2.100 mil alunos em todo Brasil. É voltado para professores da rede pública e profissionais que atuam em instituições voltadas para pessoas com deficiência, atuando na capacitação desses profissionais para atuarem em processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência. É realizado na modalidade EaD que permite uma maior democratização de acesso ao ensino, na medida em que alunos residentes a quilômetros de distância de universidades e faculdades pelo país afora tem condições de se capacitar através do curso. São oferecidas 1.500 vagas voltadas para profissionais graduados de todo país.

A coordenadora pedagógica do curso, Carolina Lessa Cataldi comenta sobre a prorrogação. “É mais uma oportunidade que estamos dando ao interessados para que efetuem sua inscrição para a próxima turma. Para os que atuam com crianças e jovens com deficiência, o curso é excelente porque aborda o desenvolvimento de práticas pedagógicas que podem auxiliar professores de quaisquer áreas de conhecimento a refletirem e a reconstruírem a sua forma de ensinar e ampliar as possibilidades de inclusão, principalmente no meio escolar.”

O curso tem início em setembro deste ano e previsão de término em fevereiro de 2015. As inscrições constam de duas etapas: preenchimento de dados na ficha disponível no Siga e o envio pelos Correios da documentação exigida (fotocópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso de graduação, fotocópia do documento de identidade, fotocópia do CPF e fotocópia da certidão de nascimento ou casamento). A matrícula no curso só será efetivada após o recebimento e conferência de todos os documentos listados acima. Não serão recebidos documentos escaneados por e-mail, apenas os enviados pelos Correios.

Os documentos devem ser enviados para o endereço abaixo:
Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)
Núcleo Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino à Distância (NGIME)
Universidade Federal de Juiz de Fora
Campus Universitário s/n – Martelos