2º Encontro Nacional de Audiodescrição começa amanhã

publicado em 12 12 2012

A  Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, a partir de amanhã, o 2º Encontro Nacional de Audiodescrição. O evento, realizado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, visa  é alavancar os trabalhos na área, como uma atividade que  possibilita maiores de acesso à cultura e à informação, contribuindo para a inclusão cultural, social e escolar. O evento será crucial para tornar visível as necessidades e ampliar as discussões acerca da acessibilidade não só dentro da Universidade, mas na sociedade como um todo.

O Encontro vai até o próximo sábado, dia 15, no prédio Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia, no campus, quando será realizado, também, o 3º Encontro de Assessibilidade, organizado pela Coordenação de Acessibilidade Educacional, Física e Informacional (Caefi) da UFJF. A Foram de cerca de 200 pessoas, entre estudantes e profissionais de comunicação, professores e representantes das redes pública e privada.

Entre os temas que serão discutidos no evento estão A Implementação da Audiodescrição nos Diversos Segmentos, Profissionalização do Audiodescritor e o Mercado de Trabalho, além de oficinas sobre a audiodescrição no cinema, no teatro e na TV. Com presença confirmada de professores e profissionais de todos os segmentos, e de representantes dos ministérios da Cultura, das Comunicações e do Trabalho, o evento tem como objetivo oferecer um panorama sobre as atuais políticas públicas incentivando a ampliação do uso da audiodescrição nos diversos ramos da comunicação.

O evento vai ao encontro dos objetivos da Caefi de melhorar as condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência na UFJF; assessorar os cursos de graduação e pós-graduação, bem como outros setores da Universidade, a fim de atender às atuais demandas legais; apoiar projetos que produzam conhecimentos e alternativas que promovam a melhoria das condições de ensino e aprendizagem na área; e apoiar a implementação de projetos envolvendo acessibilidade. Da mesma forma, o Gime tem como um de seus maiores motes a pesquisa em questões inclusivas, e este encontro será um momento ideal para que tais discussões tomem impulso dentro das universidades.

Clique aqui para conferir a programação completa do 2º Encontro Nacional de Audiodescrição

Outras informações sobre o evento.