NGIME promoveu oficinas de inclusão de pessoas com deficiência

publicado em 21 10 2019

No último final de semana, nos dias 18 e 19 de outubro, foi realizado nas instalações da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora, atividades presenciais que buscaram aproximar os alunos do tema “inclusão de pessoas com deficiência”. Os alunos participantes foram dos cursos a distância de graduação em Educação Física e da pós-graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

As ações sob a gestão do NGIME, consistiram em oficinas práticas e aulas sobre temas variados que abordam a temática da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas, esportivas e no âmbito escolar.

A especialização

Para os alunos da especialização, as oficinas práticas, como as de Bocha Adaptada, Goalball, Natação Paralímpica, Manejo e Dança em Cadeiras de Rodas e Atletismo para Deficientes Visuais, foram ministras por professores e técnicos que trabalham com cada uma dessas modalidades, compartilhando suas experiências e mostrando na prática as formas de ensino.

Para muitos alunos, estas oficinas foram o primeiro contato com essas modalidades e possibilitaram reflexões da relevância dos esportes adaptados, seja de alto rendimento, em projetos com atividades físicas e esportivas e conteúdo da educação física escolar, abordando a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

Em outro momento, com a coordenação do curso, os alunos se reuniram com a coordenadora do NGIME, profª. Eliana Lúcia Ferreira e com o coordenador de tutores, Rodrigo Vianna, onde foram esclarecidas dúvidas administrativas, relacionadas as notas, disciplinas, etapa de orientação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso.

Alunos na Oficina de natação paralímpica

Para Rodrigo, o encontro presencial entre os alunos e a coordenação, foi de grande valia. “Esse momento foi importante para nós da coordenação, pois recebemos sugestões para melhorarmos ainda mais o curso, que é referência no país, estando na nona versão, com alunos de seis polos EAD (Confins, Santa Rita de Caldas, Sete Lagoas, Governador Valadares, Santos e Salinas) e que já formou mais de 1.000 profissionais que se destacam na atuação e inclusão das pessoas com deficiência no cenário nacional” destacou.

A graduação

Já para os discentes da graduação em Licenciatura em Educação Física EAD, que estão cursando o 2º, 5º e 6º período, além de participarem de algumas das oficinas oferecidas para os alunos da especialização, também tiveram em sua agenda compromissos com aulas das disciplinas obrigatórias de cada um dos respectivos períodos, vivenciando práticas das disciplinas, como a Iniciação a Dança, Socorros de Urgência e Metodologia de Pesquisa em Educação Física, dentre outras.

Oficina de atletismo para deficientes visuais

Ao final desse rico cronograma de atividades para os alunos, todos foram contemplados com as apresentações do XVIII Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, organizado pela Confederação brasileira de dança em Cadeiras de Rodas em parceria com o NGIME, que foi mais uma experiência no âmbito esportivo, artístico e inclusivo, vivenciado pelos alunos, que visivelmente se encantaram com as apresentações.

Assim, a coordenação de ambos os cursos e do NGIME, agradece a todos os envolvidos no evento, como professores, atletas, funcionários, equipe NGIME e os alunos em especial, que se deslocaram de suas cidades para participarem do encontro.

Confira mais algumas imagens abaixo.