NGIME divulga a programação das Oficinas e Minicursos do VI Encontro de Ensino a Distância da UFJF

publicado em 13 10 2017

Dentro dos preparativos para a realização do VI Encontro de Ensino a Distância da UFJF (http://www.ngime.ufjf.br/vi-encontro-de-ensino-a-distancia) a Coordenação Científica divulgou a programação das Oficinas e Minicursos que serão oferecidos durante o evento, que acontece entre os dias 01 a 03 de Dezembro, no Campus da UFJF, em Juiz de Fora.

 

A Coordenação selecionou 5 oficinas e 3 minicursos, com limite de 40 participantes em cada, tendo como critério de escolha a pertinência do tema proposto e a sua vinculação com a linha de pesquisa do Curso, respeitado o limite de tempo disponível na programação do Encontro para essa finalidade. Em razão da simultaneidade das oficinas e minicursos, cada participante poderá fazer até duas escolhas, uma em cada turno da programação. Confira abaixo a lista completa:

 

Mini-Cursos

 

LOCAL: Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora

 

I – Jogos e Brincadeiras Adaptados para Crianças com Autismo

O objetivo do minicurso é apresentar os resultados do trabalho que vem sendo realizado com 21 crianças com autismo (com todos os graus de severidade que varia em uma escala de 1 a 3) e múltiplas deficiências durante as aulas de Educação Física em uma Escola de Educação Especial. Ao final do curso compartilhar informações de livros, sites, blogs, que apresentem informações científicas e relatos de experiência sobre o Autismo.

 

Professora Janaína Fernandes Alves (Araxá)

 

 

II – Construção Coreográfica e Ritmos

Aprofundar-se no processo de criação, desenvolvimento, musicalidade, figurino, elaboração de coreografias para todas as idades e técnicas de ritmos.

– Dança em academias;
– Dança nas escolas;
– Dança com idosos;
– Dança com gestantes;
– Dança com materiais;
– Marketing em Dança;
– Musicalidade;
– Criação e desenvolvimento coreográfico;
– Figurinos;
– Técnicas de Danças;

 

Professor: Tiago Esteves da Rocha Primo

 

 

III – Acessibilidade no Ambiente Educacional Tecnologia Assistiva e Desenho Universal

Esse minicurso tem como objetivo estabelecer, através da melhor utilização, tanto da Tecnologia Assisitva (TA) como de Desenho Universal (DU), dentro de parâmetros teóricos, os caminhos para o acesso, a permanência e o êxito do estudante dentro do ambiente educacional. Serão trabalhadas duas perspectivas de acessibilidade para a pessoa com deficiência: uma individual, através da Tecnologia Assistiva, e outra coletiva, por meio do Desenho Universal para Aprendizagem.

 

Professora: Débora Ricardo (NGIME)

 

 

Oficinas

 

LOCAL: Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora 

 

I – Práticas Circenses: Uma abordagem da aventura na educação física escolar

Proporcionar experiência em modalidades alternativas, experiências de atividades circenses no contexto da aventura, que podem ser trabalhadas na educação física escolar.

Escalada Esportiva
Rapel adaptado
Trekking orientado
Slackline
Tecido Acrobático

 

Professor: Josué Falcim Lima (Timóteo)

 

 

II – Dança em Cadeira de Rodas

A dança traz diversos benefícios ao indivíduo, podendo ampliar seu repertório de movimentos; aprimorar a consciência corporal, a coordenação motora e o equilíbrio, dentre outros.Já a dança em cadeira de rodas, que partilha desses e de muitos outros benefícios, estabelece uma técnica de trabalho e identifica as habilidades que deverão ser desenvolvidas para sua prática.Essa oficina irá apresentar um método para trabalhar com a dança em cadeira de rodas através de uma base teórica, e outra prática, identificando, assim, suas necessidades específicas para o manejo da cadeira e desenvolvimento coreográfico.

 

Professora: Eliana Ferreira (NGIME))

 

 

III – A Construção da Interdisciplinariedade na Escola: Espaços e Pessoas

A oficina tem como objetivo a discussão de temas como multi, pluri, inter e transdisciplinariedade destacando os pontos positivos e negativos para a construção de propostas interdisciplinares.

 

Professor Márcio Antônio da Silva (Sete Lagoas)

 

 

IV – Goalball: iniciação a prática da modalidade com vivências lúdicas

O goalball é uma das modalidades para deficientes que mais tem atletas cadastrados no banco de dados da CBDV “Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais”, porém ainda pouco divulgado e conhecido.

 

Professores: Eraldo Sandi dos Santos e Leonardo Rodrigues (Boa Esperança)

 

 

V – Da paralisia à atividade cerebral: desmistificando a paralisia cerebral com a bocha paralímpica

A bocha é a modalidade mais inclusiva que existe, pois qualquer pessoa, deficiente ou não, pode jogar. O objetivo principal do jogo é lançar suas bolinhas o mais próximo possível da bolinha alvo, determinando assim a pontuação parcial e final do jogo. Se houver empate é disputado mais um set para determinar o ganhador, persistindo em empate mais outro set é jogado, até que haja um vencedor.

 

Professor: Bruno Santos Pereira e Juliana Reis do Prado

 

 

Inscrições para o Encontro

 

 

Os alunos da Pós-graduação em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência terão o prazo de 15 de Outubro a 15 de novembro para realizarem sua inscrição no evento, onde deverão escolher a oficina ou minicurso que mais lhes interessa, e também enviar o arquivo com o pôster que apresentará no Encontro.

 

A participação no Encontro faz parte da programação de aulas presenciais do curso, de presença obrigatória, e nesta oportunidade os alunos terão a oportunidade de apresentar sua pré-projeto, bem como conhecer seus futuros orientadores, que serão definidos durante o evento, a partir da exposição dos seus trabalhos.

 

 

Apresentação de Pôsteres

 

A apresentação de pôster em eventos científicos e de pesquisa é uma atividade acadêmica que oferece ao aluno a oportunidade de demonstrar seu conhecimento sobre seu tema de estudo, além de interagir com a comunidade universitária – alunos, professores e convidados e Comissão Avaliadora, que neste caso serão os próprios futuros orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

O pôster segue uma padronização para sua apresentação, conforme modelo já disponibilizado (Modelo Pôster), e deve ter as seguintes dimensões: 0,90cm de largura po 1,20cm de altura, com acabamento em corda ou nylon para fixação no estande de exposição.

 

Caso algum aluno ainda encontre alguma dificuldade na preparação e envio de seu pôster, deve aguardar o próximo módulo da disciplina de Pesquisa em Educação Física Aplicada, onde será orientado pelo Professor e tutores que o ajudarão a solucionar as pendências. Para maiores informações sobre a apresentação dos pôsteres, acesse a página do evento, ou clique aqui.

 

 

Programação

 

LOCAL: Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – Download Programação

 

DIA 01.12
09h:00min – 10h:30min – Tour guiado pela UFJF (inscrição prévia)
13h:00min – 14h:00min – Credenciamento
14h:00min – 18h:30min – Oficinas e Minicuros
14h:00min – 16h:00min – Oficina1
14h:00min – 16h:00min – Oficina2
14h:00min – 16h:00min – Oficina3
14h:00min – 16h:00min – Minicurso1
16h:30min – 18h:30min – Oficina4
16h:30min – 18h:30min – Oficina5
16h:00min – 18h:30min – Minicurso2
16h:30min – 18h:30min – Minicurso3

19:00min – 19:30 – Cerimônia de Abertura
19h:30min – 20h:30min – Conferência de Abertura

 

 

DIA 02.12
08h:30min – 10h:30min – Apresentação de Trabalhos
10h:30min – 11h:00min – Interação entre os Polos
11h:00min – 12h:30min – Mesa Redonda: Formatação de Trabalhos de Conclusão de Curso – a ABNT e suas normas
12h:30min – 14h:30min – Almoço
14h:30min – 17h:30min – Apresentação de Trabalhos
18h:00min – Reunião Acadêmica

 

 

DIA 03.12
08h:30min – 10h:30min – Orientação de TCC
11h:30min – 12h:30min – Histórias de sucessos – o que andam fazendo os egressos da Pós em Esportes Inclusivos
Sessão de Depoimentos.
12h:00min – 12h:30min: Encerramento Oficial

 

Está é uma pré-programação. A programação oficial do evento estará disponível a partir do dia 30 de Outubro.

 

Para fazer sua inscrição e obter outras informações do VI Encontro de Ensino a Distância, clique aqui.

 

Fonte: NGIME/UFJF

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support