Ex-aluno do NGIME conquista premiação em Brasília com artigo sobre inclusão

publicado em 10 04 2019

Natural de Monte Belo-MG, o professor de educação física e ex-aluno de curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência – 7ª Turma – Polo Boa Esperança, Fagner José Passos conquistou no final do último ano, o primeiro lugar (ouro), no II Concurso de Artigos Científicos da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados.
Com o tema central “Esporte Educacional e Inclusão Social”, Fagner destacou em seu artigo intitulado, “Inclusão no contexto escolar: percepções de alunos com deficiência e professores de educação física”, as percepções de alunos com deficiência intelectual e professores de educação física sobre a inclusão no contexto escolar, comparando as opiniões da escola, dos alunos e dos professores sobre o tema.
Para fundamentar o seu trabalho, Fagner aplicou um questionário para sete alunos deficientes e três professores de educação física da Escola Estadual Frei Levino, de Monte Belo e baseado nas respostas, concluiu que a percepção sobre o tema da inclusão na escola está em consonância e em nível satisfatório.

Para o professor, o resultado positivo da pesquisa traz a resposta de que todo o trabalho ali desenvolvido produz um impacto na vida daquelas pessoas. “O estudo aponta a relevância do tema para a localidade e traz à tona a realidade da inclusão, a partir da educação física, no qual confirma que os serviços básicos oferecidos nesta escola, ajudam a estimular o processo de inclusão. Além disso, acreditamos que se todos participarmos deste processo de inclusão, professores, alunos, escola, família e cidadãos, teremos a garantia de estar buscando uma sociedade, mais justa e igualitária”, concluiu.

Ele ainda fala da sua satisfação e alegria quando soube da premiação do seu artigo e lembra que todo a dedicação ao longo dos seus estudos valeram a pena. “Foi um momento especial. Entender que seu trabalho é escolhido o melhor dentro de uma temática a nível nacional é simplesmente fantástico, está sendo uma das melhores experiências da minha vida acadêmica, e isso mostra, que todo esforço e dedicação um dia será recompensado”, disse o jovem professor.

Para finalizar, Fagner reforçou a sua crença na inclusão escolar e nas instituições de educação. ”Estar em Brasília e receber este prêmio tem um peso significativo na minha vida, primeiro de fortalecer minhas convicções sobre a inclusão e reforçar meu compromisso profissional nas instituições de ensino que atuo, além de representar a Universidade Federal de Juiz de Fora / NGIME, a minha cidade, minha região e meu estado”.

Parabéns

O Núcleo de Pesquisa em Inclusão, Movimento e Ensino a Distância – NGIME/UFJF, orgulhosamente parabeniza o ex-aluno Fagner José Passos pela grandiosa conquista e reitera que, resultados como este reforçam que a missão da inclusão escolar ensinada a mais de dez anos em vários cursos é abraçada e repassada no dia a dia das escolas por seus ex-alunos e nos faz acreditar cada vez mais em um mundo igualitário para todos.

Share
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support