Em sua 7ª oferta, o curso de Especialização em “Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência” tem como público-alvo professores e profissionais que atuam com alunos com deficiência em instituições da rede de ensino regular. O objetivo geral é capacitar estes profissionais para lidarem com os mais diversos tipos de deficiência e assim estimular a inclusão destes alunos nas aulas de Educação Física e no ambiente escolar com o mínimo impacto possível, fazendo com que se sintam efetivamente parte da comunidade escolar em que estão inseridos.

Com duração de um ano e meio, a modalidade do curso é semipresencial, e será oferecido em 1o polos: Salinas, Boa Esperança, Lagoa Santa, Araxá, Governador Valadares, Santos, Ubá, Sete Lagoas, Tiradentes e Timóteo totalizando 300 vagas.

Com oferta de aproximadamente 30 vagas por polo, a forma de ingresso no curso se dá por meio de edital. As atividades presenciais obrigatórias ocorrem nos finais de semana nos polos, de acordo com as normas e calendários pré-estabelecidos pela coordenação. O curso é oferecido pela UFJF, em parceria com a CAPES/UAB/MEC.